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Caravan: avião que caiu no Acre no domingo é considerado 'trator dos ares'

O avião que caiu neste domingo (29) após decolar do aeroporto de Rio Branco (Acre) é considerado um dos mais robustos da atualidade. Com capacidade para levar até nove passageiros na sua configuração mais comum, o Cessna Caravan consegue pousar em locais com pistas com pouca infraestrutura.

'Trator dos ares'

Cessna Caravan é um dos monomotores mais robustos. Ele tem capacidade para pousar em pistas curtas, sem preparação (como de terra), além de ser adaptado para pouso na água. Por isso, ele é apelidado de 'jipe' ou 'trator dos ares'.

Avião é um turboélice. Ele consegue chegar a 344 km/h em velocidade de cruzeiro.

Modelo foi lançado em 1984. Desde então, ele é usado em táxis aéreos, linhas aéreas comerciais regulares, operações militares, transporte de cargas, lançamento de paraquedistas, entre outros.

Hélice pode ter três ou quatro pás, dependendo do modelo fabricado. A família de aviões Caravan ainda inclui o Grand Caravan, um pouco maior que original.

Voa mais baixo do que os jatos comerciais de grande porte por não ser pressurizada. Devido a isso, pode comportar janelas maiores amplas, tornando o voo mais panorâmico e permitindo observar melhor o lado de fora.

Avião Cessna Caravan, apelidado de 'jipe' e 'trator dos ares', também tem versão anfíbia, que pousa na água e na terra
Avião Cessna Caravan, apelidado de 'jipe' e 'trator dos ares', também tem versão anfíbia, que pousa na água e na terra Imagem: Divulgação/Cessna

Avião também tem versão anfíbia. No lugar do trem de pouso convencional, o Caravan anfíbio possui flutuadores para poder pousar na água. Em caso de emergência ou outra situação operacional, é possível pousar em terra firme, já que ele mantém um jogo de rodas retráteis.

No Brasil, são cerca de 150 Caravans em situação aeronavegável. Destes, dez pertencem a governos e órgãos públicos, sem contar os exemplares em uso na Força Aérea Brasileira.

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Serviço público

Caravan é usado por diversos órgãos públicos do país. Entre eles estão as polícias civil e militar do estado de São Paulo, Bombeiros de Minas Gerais, Governo do Estado do Pará, Forças Armadas, entre outros.

Exemplar da PF foi chamado de 'camburão aéreo'. O motivo é ele ter transportado o presidente Lula em 2018 de São Paulo para a sede da Polícia Federal em Curitiba onde cumpriu parte de pena que foi posteriormente anulada.

Modelo é destaque na região amazônica. Por ser robusto e ter boa capacidade de carga, ele é fretado por órgãos públicos no norte do país para prestar serviços, como monitoramento de áreas desmatadas e atendimento a populações indígenas.

Avião C98 da FAB, uma das versões do Cessna Caravan
Avião C98 da FAB, uma das versões do Cessna Caravan Imagem: Sargento Batista/FAB

Ficha técnica

Modelo: Cessna Caravan
Slogan: O verdadeiro desbravador
Capacidade: 10 a 14 ocupantes (a mais comum é de dois pilotos e nove passageiros)
Comprimento: 11,5 metros
Altura: 4,5 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 15,9 metros
Altura da cabine de passageiros: 1,37 metro
Autonomia de voo: 1.982 km
Velocidade de cruzeiro: 344 km/h
Peso máximo de decolagem: 3,6 toneladas
Distância de pouso: 495 metros
Distância necessária para decolagem: 626 metros
Altitude máxima de voo: 7,6 km
Preço: Cerca de R$ 15 milhões (depende de fatores como a configuração, impostos, ano de fabricação, entre outros).

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Painel de comando do Cessna Grand Caravan Ex
Painel de comando do Cessna Grand Caravan Ex Imagem: Divulgação/Cessna

O modelo do acidente

O avião que caiu no domingo foi fabricado em 1993. Ele foi transferido para o atual proprietário em 2014 e tinha autorização para a realização de táxi aéreo.

Basta um piloto para operar o avião. No domingo, ele era comandado por piloto e um copiloto.

A bordo estavam 12 pessoas: Os dois pilotos, mais dez passageiros, sendo nove adultos e um bebê.

Acidentes

Desde 2013, modelo registrou 12 acidentes no Brasil, sem incluir o deste domingo. Destes, três registraram alguma morte, segundo dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à FAB (Força Aérea Brasileira).

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As causas do caso ocorrido no Acre ainda serão investigadas. Apenas após o relatório do órgão, que não é o mesmo que será elaborado pela polícia, é que será determinada a causa (ou causas) do acidente e quais medidas podem e devem ser tomadas para evitar que isso ocorra novamente.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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