IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Maioria das Bolsas da Ásia caem com dados da China; Japão sobe

Do UOL, em São Paulo

10/06/2013 07h51

As ações japonesas avançaram nesta segunda-feira (10), seguindo um rali nas ações globais uma vez que dados de emprego dos Estados Unidos vieram sólidos mas não o suficiente para gerar novos temores sobre uma diminuição do programa norte-americano de estímulo no curto prazo, enquanto as ações asiáticas caíram devido a dados fracos da China.

O índice japonês Nikkei avançou quase 5%, marcando seu melhor dia desde março de 2011. Na sexta-feira, o índice havia recuado 2,8%.

Dados de maio da China, divulgados durante o final de semana, mostraram uma fraqueza inesperada no comércio e uma atividade doméstica sofrendo para ganhar força. As importações chinesas caíram 0,3%, contra expectativas de aumento de 6 por cento, ao passo que a maior parte de importações de metais, incluindo cobre e alumina, tiveram quedas de dois dígitos. As importações de carvão caíram fortemente.

A taxa de inflação caiu em maio, enquanto o crescimento de novos empréstimos desacelerou e a produção industrial ficou levemente abaixo das expectativas.

O analista Sijin Cheng, do Barclays Capital em Cingapura, disse que o banco diminuiu a projeção de crescimento para a China neste ano para 7,4% ante 7,9%.

Às 7h42 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,35%, ampliando a queda de 1,07% de sexta-feira. As ações de Hong Kong subiram 0,18%. As ações sul-coreanas ganharam 0,46%, depois de caírem 1,8% na sexta-feira, a maior perda percentual diária em quase 11 meses.

Os mercados na Austrália e na China ficaram fechados nesta segunda-feira devido a feriados.

A Bolsa de Taiwan subiu 0,81%, enquanto Cingapura avançou 0,5%.

(Com Reuters)