IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dentista que nunca aplicou em ação vence UOL Invest 2013 com 458% de ganhos

Liliane Horiguchi Iura, vencedora do UOL Invest - Arquivo pessoal
Liliane Horiguchi Iura, vencedora do UOL Invest Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 06h00

A dentista Liliane Horiguchi Iura, de São Paulo (SP), foi a vencedora geral do simulador de Bolsa UOL Invest em 2013. Apesar de nunca ter aplicado na Bolsa real, ela conseguiu valorização de 458% em sua carteira virtual durante o ano, marcado por um resultado negativo na Bovespa. Segundo ela, sua estratégia foi aplicar no curto prazo.

Como comparação, o Ibovespa (principal índice da Bolsa de Valores paulista) fechou 2013 com uma perda de 15,5%.

Liliane Iura ganhou um notebook (fornecido pela OEB – Ordem dos Economistas do Brasil) e um pacote turístico de uma semana, com direito a acompanhante, em um resort em território brasileiro.

O UOL Invest permite que os internautas simulem compra e venda de ações, montando sua carteira exatamente como se estivessem operando na Bovespa, com um crédito fictício inicial de R$ 200 mil.

Saiba como funciona o UOL Invest

O UOL Invest não é a própria aplicação na Bolsa, mas um sistema que simula as operações do mercado acionário. É um instrumento que pode ser usado para quem pensa em investir em ações, mas quer antes experimentar como funciona. O simulador terminou 2013 com cerca de 218 mil cadastros ativos

O sistema está em manutenção para o início das disputas deste ano e será reiniciado na terça-feira, dia 21. As carteiras de todos os usuários serão zeradas, para que a pontuação no ranking recomece. Novos participantes podem entrar em qualquer momento do ano.

O participante tem acesso, ainda, a notícias sobre o mercado financeiro e às cotações dos papéis listados na Bolsa. O cadastro é grátis e aberto a todos os internautas.

Mais prêmios

O segundo colocado nacional também tem direito a prêmios. Quem ficou nessa posição foi Elson Bichara Costa, de Belo Horizonte (MG), com valorização de 425%.  Ele ganha uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico e um kit com livros da área de economia.

Também são concedidos prêmios para os vencedores anuais das cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Os vencedores regionais ganham a participação em um curso sobre mercado de ações oferecido pela BM&FBovespa, uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico e um kit com livros da área de economia.

Os vencedores regionais foram os seguintes:

  • Região Norte: Thatianna de Lira, de Palmas (TO), com 144% 
  • Região Nordeste: Wagner Furlan, de Camacan (BA), com 289%
  • Região Centro-Oeste: Claudemiro Alves Borges, de Itumbiara (GO), com 284%
  • Região Sudeste: Carlos Massao Fuzimura, de Bilac (SP), com 379%
  • Região Sul: Cleonice Cargnelutti , de Santa Maria (RS), com 243%

Ganhador de dezembro

O UOL Invest também dá prêmios mensais. Em dezembro, o ganhador foi Gustavo de Campos, de São Paulo (SP), que conseguiu uma valorização de 95% em sua carteira virtual durante o mês.

Ele receberá uma passagem aérea de ida e volta para uma cidade brasileira, uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico, kit com um livro da área de economia e um pin da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).. Os vencedores mensais também ganham associação com anuidade grátis de um ano na OEB, se forem profissionais da área.

O UOL Invest é uma realização do UOL em parceria com a BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), com apoio da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e da Enfoque Informações Financeiras.