IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Experiente no mercado, vencedor do UOL Invest 2016 ganha mais de 1.000%

Acervo pessoal
Imagem: Acervo pessoal

Do UOL, em São Paulo

13/01/2017 04h00Atualizada em 17/01/2017 15h48

O representante de vendas Marcello Seabra, 50, de São Paulo, foi o vencedor geral do simulador de Bolsa UOL Invest em 2016. A valorização de suas ações virtuais atingiu um número impressionante: 1.017%, o que significa 26 vezes o obtido pelo Ibovespa (principal índice da Bolsa brasileira), que fechou o ano com ganho de 39%.

Ele concorreu com cerca de 295 mil participantes do UOL Invest. Seabra é experiente no assunto. Diz que investe desde 1986, com intervalos. Chegou a trabalhar numa corretora de valores, de 1985 a 1989.

O Plano Collor, de confisco da poupança, mudou os rumos profissionais. Hoje ele vende material elétrico para indústrias. Mas continua com suas aplicações na Bolsa real.

Afirma que já teve perdas grandes e agora está melhor. "Estou começando a ter resultado positivo agora. Já tive perdas grandes em mercados de ações, estamos calejados." Ele não revela quanto está ganhando, nem quanto perdeu.

Estratégia do campeão foi comprar ações baratas

Em sua carteira virtual, as principais ações negociadas em 2016 foram Gol, Gerdau, Eletrobras, Usiminas, um pouco de Petrobras ("mas não gosto muito, todo mundo vai atrás") e Queiroz Galvão.

Diariamente entra no UOL Invest para conferir sua carteira, mas não é um investidor de curto prazo. Ele fala de sua estratégia e diz que gosta de comprar ações em baixa.

"Ação que que cai muito, também volta a subir, tanto no simulador, quanto no mundo real. Se derreter [perder muito valor] por problemas de sociedade ou commodities lá fora, uma hora ela vai voltar. Com certeza, vai dar lucro. Compro mesmo, O negócio é se posicionar nessas ações que vão caindo. Minha estratégia é de longo prazo."

Premiação dos vencedores

Como prêmio, Seabra vai ganhar um tablet, um curso do Instituto Educacional BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Os cinco vencedores anuais regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) também recebem prêmios: um curso da BM&FBovespa, que poderá ser presencial ou online, e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Os vencedores regionais em 2016 foram:

  • Região Norte: Maikon Alves Martins Silva, de Ouro Preto do Oeste (RO)
  • Região Nordeste: Walter Maia Santos, de Aracaju (SE)
  • Região Centro-Oeste: Magno José Paiva de Araújo, de Campo Grande (MS)
  • Região Sudeste: Luciano Francesconi, de São Paulo (SP)
  • Região Sul: Tiago Martins, de Urussanga (SC)

Participantes que já tinham sido premiados em outras ocasiões na mesma categoria ou que estavam com o cadastro irregular (o regulamento só permite um cadastro por participante e por CPF) foram desconsiderados para a premiação, passando para o próximo em condições.

Ganhador de dezembro

O UOL Invest também dá prêmios mensais. Em dezembro, o ganhador foi João Paulo Lopes de Faria , de São Paulo, que conseguiu uma valorização de 29,5% em sua carteira virtual durante o mês.

Ele receberá um curso online da BM&FBovespa e uma assinatura de três meses do sistema Terminal Enfoque Gráfico.

Saiba como funciona o UOL Invest

O UOL Invest permite que os internautas simulem compra e venda de ações, montando sua carteira exatamente como se estivessem operando na Bovespa, com um crédito fictício inicial em dinheiro. O serviço tem cerca de 295 mil usuários cadastrados.

A ferramenta não é a própria aplicação na Bolsa, mas um sistema que simula as operações do mercado acionário. É um instrumento que pode ser usado para quem pensa em investir em ações, mas quer antes experimentar como funciona.

O participante tem acesso, ainda, a notícias sobre o mercado financeiro e às cotações dos papéis listados na Bolsa. O cadastro é grátis e aberto a todos os internautas.

O UOL Invest é uma realização do UOL em parceria com a BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), com apoio da Enfoque Informações Financeiras.