IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Após morte de estagiário, banco diz que vai rever condições de trabalho

Nascido na Alemanha, o rapaz foi para Londres, na Inglaterra, para estagiar no banco por sete semanas - Reprodução/The Independent
Nascido na Alemanha, o rapaz foi para Londres, na Inglaterra, para estagiar no banco por sete semanas Imagem: Reprodução/The Independent

Do UOL, em São Paulo

23/08/2013 14h31

Um dos maiores bancos do mundo anunciou que vai revisar suas condições de trabalho, especialmente para jovens profissionais, após a morte do estagiário alemão Moritz Erhardt, 21. O jovem foi encontrado sem vida no chuveiro de seu alojamento temporário no leste de Londres, Reino Unido, na noite de quinta-feira passada (15).

Ele trabalhava na área de investimentos do Bank of America Merrill Lynch -o terceiro maior do mundo, segundo levantamento da revista "Economist". 

Erhardt teria trabalhado praticamente 72 horas seguidas, segundo seus colegas. O caso gerou questionamentos sobre as longas jornadas de trabalho, comuns no mercado financeiro.

Um porta-voz da empresa disse que o banco vai revisar "todas as condições de trabalho, especialmente aquelas envolvendo os profissionais mais jovens". O porta-voz disse ser muito cedo para definir quanto tempo essa revisão deve durar, mas que irá envolver o alto escalão da multinacional.

"Queremos muito ouvir nossos funcionários e vamos investigar o assunto independentemente de qual será a conclusão", disse.

O Bank of America divulgou um comunicado na tarde desta sexta-feira (23). "Estamos profundamente chocados e tristes com a notícia da morte de Moritz Erhardt. Moritz Erhardt era querido pelos companheiros de trabalho e um estagiário extremamente trabalhador, com um futuro brilhante", diz a nota.

"Nossa prioridade imediata é fazer tudo o que pudermos para continuar apoiando a família de  Erhardt, nossos estagiários e funcionários ligados a ele nesse momento extremamente difícil", informa o banco. 

No comunicado, o banco informa, ainda, ter criado um grupo de profissionais experientes para "considerar os fatos que foram divulgados, para revisar todos os aspectos da tragédia, para ouvir funcionários de todos os níveis".

Advogados trabalhistas afirmam que as empresas têm obrigação legal de garantir que seus funcionários, incluindo estagiários, não sejam expostos a riscos de saúde e segurança, sob pena de multa ou processo judicial.

Estagiário sofria de epilepsia, segundo colegas

Segundo informações do jornal britânico "Independent", o estagiário entrou em colapso após uma rotina de trabalho exaustiva. Os colegas que encontraram o corpo relataram que ele sofria de epilepsia. O banco não quis comentar essa informação.

As circunstâncias exatas em torno da morte do estagiário ainda não foram determinadas, e os resultados de exames de sangue feitos no jovem ainda devem demorar algumas semanas.

Jovem deixou a Alemanha para estagiar em Londres

Nascido na Alemanha, o rapaz foi para Londres, na Inglaterra, para estagiar no banco por sete semanas. Ele e ganhava £ 2.700 por mês (equivalente a R$ 9.995).

Seus pais teriam pago cerca de £ 50 mil (R$ 190 mil) para financiar três anos de estudos do filho, que cursou administração de empresas, fez intercâmbio, pós-graduação e outros cursos durante sua curta carreira.

(Com Reuters)