IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pesquisa diz que 82% dos candidatos não atendem requisitos para ocupar vaga

Do UOL, em São Paulo

30/04/2014 06h00

Levantamento realizado pelo site de empregos Trabalhando.com, baseado na análise de 6.272 currículos e mais de 2.000 vagas abertas durante os meses de fevereiro e março deste ano, revela que 82% dos profissionais que se candidataram para as oportunidades de trabalho não tinham o perfil desejado pelas empresas.

De acordo com o diretor-geral do Trabalhando.com, Caio Infante, houve casos de pessoas que alteravam sua formação de acordo com a oportunidade para a qual se candidatavam e profissionais da área tributária concorrendo a vaga que exige conhecimentos em contas a pagar, mesmo sem ideia de como executar tal função.

Para auxiliar os candidatos que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho, Infante listou quatro itens que devem ser verificados antes de se candidatar a uma vaga de emprego.

Candidato pode ser desmascarado

E se a mentira der certo num primeiro momento, pode ser que o candidato blefador se dê mal caso o recrutador o submeta a algum teste. "Muitos acham que o velho 'the book is on the table' servirá para algo em uma seleção de emprego", diz o headhunter Luiz Eduardo Pagnez.

"Se a vaga exige inglês fluente, o recrutador fará algum teste e o candidato pode 'queimar o filme' se descobrirem que ele supervalorizou aquele cursinho de seis meses que fez há cinco anos."