IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

7 dicas para gastar menos nas suas compras de Natal e esticar o orçamento

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 06h00

Para não gastar demais com as despesas de fim de ano, o segredo é um só: planejamento financeiro. Reinaldo Domingos, presidente da Dsop Educação Financeira , afirma que o primeiro passo é listar todas as receitas do período, incluindo os ganhos extras, como 13º salário, bonificações e férias.

Depois, é preciso enumerar todas as despesas fixas (como condomínio, aluguel) e variáveis (como gastos com supermercados, roupas). Reserve uma parte para as despesas de janeiro (impostos, matrícula e material escolar). O que sobrar pode ser usado com presentes e artigos das festas do fim de ano.

Prefira pagar tudo à vista, e evite a todo custo entrar no limite do cheque especial ou se endividar no cartão de crédito.

O diretor de economia da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Roberto Vertamatti, lembra que 2015 deve ser um ano de ajustes na economia que podem afetar o bolso dos consumidores. Estão previstos aumentos em combustíveis, energia elétrica, transportes, água e IPTU.