IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sem dinheiro para aquela viagem ou outro sonho? 6 dicas para chegar lá

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Sophia Camargo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/10/2016 06h00

Quer estudar inglês fora, fazer uma viagem de férias mais cara, comprar um carro, uma casa ou até mesmo poupar todo mês e não consegue? O problema pode estar na maneira com que você lida com esses sonhos.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, um erro muito comum é idealizar objetivos difíceis demais, o que acaba por fazer com que a pessoa desista no meio do caminho. Outro erro é não se planejar. "A pessoa decide poupar mas só guarda quando sobra ou quando lembra. Desse jeito, não vai conseguir nada", diz.

Veja seis dicas da economista para conseguir realizar seus sonhos financeiros:

1) Pense no que realmente deseja

sonho, criança, foguete, astronauta, meta, objetivo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Deve ser uma meta importante, algo que realmente queira, que o motive a começar e fazer os sacrifícios necessários para atingi-la.

2) Pense num objetivo possível

objetivos de investimento poupança dinheiro economia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Desejar um sonho irrealizável é certeza de fracassar. Não adianta pensar em comprar uma casa em ano se gasta tudo o que ganha e não tem nenhuma poupança. Determine algo que possa ser feito em determinado prazo. 

3) Se a meta for muito difícil, divida em etapas

Economia, finanças, dinheiro, poupança, poupar, porquinho, inflação - tomnamon/iStock - tomnamon/iStock
Imagem: tomnamon/iStock

Se custar muito caro ou for muito difícil de alcançar, como a compra de uma casa, divida em etapas menores. Por exemplo: quer comprar a casa, mas em um ano não consegue juntar todo o dinheiro. Então faça com que a meta seja juntar o valor da entrada até o final do ano, por exemplo.

4) Estabeleça o plano de ação

Defina os passos para conseguir realizar. Se o objetivo é sair das dívidas, por exemplo, primeiro tem de saber para quem deve. Anotar todos os valores e saber o custo de cada dívida. Depois fazer o orçamento doméstico para saber onde está gastando o dinheiro e o que será preciso cortar para fazer sobrar dinheiro e pagar as dívidas. A seguir deve negociar o pagamento das dívidas. Tudo isso deverá ter um cronograma para estabelecer quando fazer.

5) Não desista

sonhos, felicidade, meta, objetivo, persistência, investimentos, dinheiro, finanças - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A parte mais difícil de realizar qualquer coisa é ter paciência e disciplina para isso. Saiba que imprevistos vão acontecer, mas prepare-se para eles. Se tiver uma reserva de emergência, ficará mais fácil de conseguir cumprir seu objetivo. Ainda que o plano atrase um pouco, reajuste o prazo e se mantenha firme.

6) Substitua as metas

meta, objetivo, negócios, empreendedorismo, planejamento - iStock - iStock
Imagem: iStock
Quando atingir uma meta, já planeje outra, pois é mais fácil gastar demais quando a economia de dinheiro não tem nenhum propósito. Estabeleça metas de curto (1 ano), médio (5 anos) e longo (acima de 5 anos) para realizar. À medida que vai alcançando esses objetivos, parabenize a si mesmo pelas conquistas.