IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Você tem dinheiro e organização para comprar sua casa? Este teste vai dizer

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Sophia Camargo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/07/2017 04h00

Faz tempo que você quer comprar a casa própria, mas ainda não tem certeza se está preparado para dar o passo final e contratar o financiamento imobiliário?

Segundo Mauro Calil, educador financeiro da Academia do Dinheiro e especialista em investimentos do banco Ourinvest, vários fatores devem ser pesados: estabilidade no emprego e na vida pessoal, capacidade de poupança, planejamento das finanças e orçamento estável. Faça o teste abaixo e veja se está pronto para comprar a casa própria:

Dicas para a compra da casa

Segundo Mauro Calil, quem gasta mais de 70% da renda líquida em despesas fixas todo mês tem pouco espaço para contratar novas dívidas, já que o ideal seria comprometer até 20% da renda líquida com o financiamento (apesar de os bancos permitirem o comprometimento de até 30% da renda).

"Se a pessoa consegue ter apenas 50% da renda líquida comprometida com gastos fixos e 20% dedicados ao financiamento, ainda sobram 30% para todo o resto como formar uma poupança e gastos com lazer e despesas extras", diz.

Calil aconselha ainda a que o interessado na compra da casa própria junte o máximo de dinheiro possível para dar uma boa entrada, de pelo menos 40% do imóvel, para financiar menos e pelo menor tempo possível. "Quanto mais financia, mais juros paga", diz.