IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA enfrentam mais um dia de serviços públicos fechados e Obama encurta viagem

02/10/2013 10h58

WASHINGTON, 02 Out 2013 (AFP) - A paralisacão dos serviços do governo federal dos Estados Unidos provocaram a primeira consequência internacional, com o cancelamento de parte de uma viagem do presidente Barack Obama pela Ásia.

Obama cancelou as escalas na Malásia e nas Filipinas da viagem que iniciará no sábado, e deixou em aberto a possibilidade de também anular suas visitas à Indonésia e Brunei, onde deveria participar de reuniões internacionais.

A viagem teve de ser encurtada pela primeira paralisação dos serviços do governo em 17 anos, uma situação que, por ora, não deve ser resolvida, uma vez que os democratas de Obama e a oposição republicana não dão sinais de avançar para a aprovação de um Orçamento que permita a reativação do governo.

Pelo segundo dia, milhares de funcionários federais continuarão de licença sem salário, e os turistas encontrarão os museu e monumentos da capital fechados. Enquanto isso, cresce a frustração dos americanos frente a parlamentares que não conseguiram evitar esta situação.

Obama acusa republicanos de 'cruzada ideológica'

Obama acusou veementemente os conservadores na Câmara de Representantes -dominada pelos republicanos- de levar adiante uma "cruzada ideológica" para vincular o financiamento do governo a uma tentativa de acabar com sua reforma da saúde, aprovada em 2010 e centro da disputa por fundos no Congresso.

Seu principal inimigo, o presidente da Câmara, o republicano John Boehner, por sua vez, acusou Obama de aplicar uma política de "terra arrasada" ao se recusar a negociar.

Nesta quarta-feira, o impasse prosseguia, depois que o líder do Senado, o democrata Harry Reid, rejeitou a exigência da Câmara de Representantes de nomear negociadores para buscar um acordo entre as duas câmaras do Congresso.

Americanos são contrários à paralisação

Uma pesquisa de opinião da Universidade Quinnipiac mostra que 77% dos americanos são contrários à necessidade de fechar parcialmente atividades do Estado e apenas 22% apoiam a estratégia republicana.

O nível de confiança dos republicanos do Congresso caiu a 17%, segundo a pesquisa, enquanto o apoio aos democratas alcança 32%. Obama também não fica bem na pesquisa, pois 49% dos entrevistados têm uma opinião negativa de sua gestão da crise, contra 44% que o aprovam.

Serviços paralisados

A licença sem vencimentos dada aos funcionários públicos também afeta a Casa Branca, que ficou com um mínimo necessário de pessoal para poder funcionar.

Turistas perplexos não puderam entrar nos museus e monumentos em Washington, enquanto que, em Nova York, a estátua da Libredade também fechou suas portas.

E apesar de as Forças Armadas e patrulha de fronteira continuarem operando com normalidade, o Pentágono dará licença à metade de seus 800 mil funcionários civis.

Os republicanos da Câmara de Representantes tentaram, sem sucesso, aprovar na terça-feira medidas parciais, como a reabertura de parques, museus e monumentos nacionais, o departamento dedicado aos veteranos de guerra e as operações para financiar o funcionamento da capital federal, que não tem orçamento autônomo.

"Estas propostas mostram a total falta de seriedade dos republicanos", declarou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"Eles não nos forçarão a ter de escolher entre os parques e a pesquisa sobre câncer ou o FBI", ressaltou o líder do Senado, Harry Reid.

Obama também advetiu que o fechamento do governo terá consequências desastrosas para a ainda frágil recuperação econômica americana, um ponto que o presidente tentará enfatizar em uma reunião com empresários e líderes de Wall Street nesta quarta-feira na Casa Branca.