IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Desaceleração dos emergentes complica recuperação do petróleo

26/01/2015 15h04

Washington, 26 Jan 2016 (AFP) - O Banco Mundial disse nesta quinta-feira que o menor crescimento dos países emergentes complica a recuperação do petróleo, cujos preços podem despencar ainda mais.

O barril chegará em 2016 a 37 dólares depois de ser revisto para baixo em uma projeção de outubro que previa o valor de 51 dólares, anunciou o BM em um informe sobre perspectivas das matérias-primas.

"Uma desaceleração maior do que o esperado nas principais economias emergentes (...) pode reduzir consideravelmente os preços das matérias-primas, o que seria um revés para os exportadores e a economia mundial", acrescenta o informe.

Os preços do petróleo caíram a meados de janeiro a seus níveis mais baixos em 12 anos, cotado a menos de 30 dólares o barril.

O BM rebaixou há duas semanas suas previsões de crescimento para os emergentes, que no ano passado se expandiram 3,3%; a menor taxa desde 2010.

As economias emergentes foram as principais impulsionadoras da demanda por matérias-primas desde 2000 e por isso seu fraco crescimento pesa muito dos preços, disse o BM.

"Os baixos preços das matérias-primas são uma faca de dois gumes. Os países importadores se beneficiam e os exportadores sofrem", acrescenta o informe.