IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guarda Costeira dos EUA suspende busca de sobreviventes de cargueiro

07/10/2015 17h23

Miami, 7 Out 2015 (AFP) - A Guarda Costeira americana anunciou que suspende nesta quarta-feira a busca de sobreviventes do naufrágio do cargueiro "El Faro", o que reduz a possibilidade de se encontrar algum dos 33 tripulantes com vida.

O capitão Mark Fedor anunciou que "a Guarda Costeira continua buscando a tripulação de 'El Faro'. Decidimos, porém, que vamos suspender a busca no fim do dia".

"Sempre é doloroso tomar a decisão de suspender uma busca", disse Fedor, em entrevista coletiva em Jacksonville, na Flórida (sudeste dos EUA), o porto de onde a embarcação zarpou na semana passada rumo a Porto Rico.

O cargueiro de 225 metros de comprimento transportava centenas de contêineres e veículos quando naufragou, perto das Bahamas, atingido pelo furacão Joaquim.

O potente furacão chegou à categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, que vai até 5, e registrou ventos de 215 km/h.

As autoridades deram o navio por naufragado na segunda-feira. A Guarda Costeira resgatou o corpo de apenas uma pessoa. A tripulação era composta de 28 americanos e cinco poloneses.

Fedor disse que a Guarda Costeira teve uma "comovente" reunião com os familiares antes da entrevista coletiva para anunciar a suspensão dos trabalhos de busca.

A NTSB, órgão que regula a segurança dos transportes no país, começou sua investigação na terça-feira e pode levar meses até seu desfecho. Um dos objetivos é determinar o que impediu "El Faro" de desviar da rota que o levou direto ao furacão.