IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Obama diz que sem TPP China decretará regras do comércio mundial

10/10/2015 13h32

Washington, 10 Out 2015 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, estimou neste sábado que sem o acordo de livre comércio transpacífico (TTP), assinado na última segunda-feira por 12 países e que não inclui a China, Pequim decretará as regras do comércio internacional.

"Sem este acordo, os concorrentes que não compartilham nossos valores, como a China, decretarão as regras da economia mundial", afirmou Obama em seu discurso semanal à nação.

"Seguirão vendendo em nossos mercados e tentarão seduzir nossas empresas, mantendo seus mercados fechados", acrescentou.

Após cinco anos de negociações que terminaram na semana passada com uma sessão de cinco dias, os negociadores anunciaram na segunda-feira terem entrado em acordo sobre o Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP), que cria a maior zona de livre comércio do mundo.

Este acordo, que ainda precisa ser validado pelos Parlamentos nacionais, tem por objetivo fixar as regras para o livre comércio do século XXI e pressiona a China, que não forma parte dos signatários, para que adapte suas normas em matéria de comércio, investimento e direito comercial às normas do TPP.

dw-are/abk/lb/aic/ma