IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Burger King propõe trégua com McDonald's para que hambúrguer promova a paz mundial

Ilustração em site criado pelo Burger King com a proposta para o McDonald"s  - Reprodução/ http://mcwhopper.com
Ilustração em site criado pelo Burger King com a proposta para o McDonald's Imagem: Reprodução/ http://mcwhopper.com

Craig Giammona

26/08/2015 11h25

(Bloomberg) - O Burger King está querendo deixar de lado sua rivalidade com o McDonald's Corp., pelo menos por um dia.

A rede de comida rápida abordou sua concorrente de velha data com uma proposta incomum: criar um híbrido que combine os hambúrgueres que são a marca registrada de cada companhia - o Big Mac e o Whopper - e vendê-lo em uma lanchonete temporária em Atlanta por um dia. Os lucros seriam destinados a uma organização que promove a paz mundial. Seria uma espécie de diplomacia "McWhopper".

"Estamos adotando uma postura completamente transparente em relação à nossa abordagem porque queremos que nos levem a sério", disse Fernando Machado, vice-presidente sênior de gerenciamento internacional de marca do Burger King, em um comunicado. "Seria incrível se o McDonald's concordasse em fazer isso".

O Burger King criou um site, mcwhopper.com, que inclui uma proposta de receita para o McWhopper. O sanduíche tem seis ingredientes do Big Mac (como molho especial, hambúrguer de pura carne bovina e queijo) e seis do Whopper (hambúrguer grelhado no fogo, cebola, picles, etc.).

O Burger King, uma divisão da Restaurant Brands International Inc., que é respaldada por Warren Buffett, também criou versões híbridas para os uniformes dos funcionários e as embalagens dos hambúrgueres. Para chamar a atenção para a sua jogada, a companhia recorreu nesta quarta-feira a anúncios de página completa no "New York Times" e no "Chicago Tribune", o jornal da cidade natal do McDonald's, que tem sede em Oak Brook, Illinois, EUA. Os anúncios têm o formato de uma carta aberta para o McDonald's sobre a proposta.

O Burger King disse que escolheu Atlanta para o restaurante temporário porque a cidade fica aproximadamente a meio caminho entre a sede das duas companhias, que são as duas maiores redes de hambúrguer dos EUA.

Dia da Paz

O evento seria realizado no dia 21 de setembro, conhecido como Dia Internacional da Paz. O dinheiro arrecadado beneficiaria a Peace One Day, uma organização sem fins lucrativos que quer transformar essa data em um "dia anual para a unidade mundial, um dia de cooperação intercultural em uma escala sem precedentes para a humanidade".

O Burger King disse que acha que o McWhopper poderia levar um "cessar-fogo" de um dia para a guerra dos hambúrgueres e também promover as iniciativas da Peace One Day.

"Como duas das maiores marcas do mundo, estamos em uma posição ideal para promover a mudança e aproveitar nosso porte, nosso escopo e nossos recursos para ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor", disse a companhia em um vídeo no site do McWhopper. "Let's end the beef, with beef", um jogo de palavras que propõe que os hambúrgueres sejam usados para acabar com as desavenças.