IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa ainda produz fitas cassete e vendas estão melhores que nunca

Jeniece Pettitt e Alex Dickinson

01/09/2015 12h35

(Bloomberg Business) -- A fita cassete não morreu. Na verdade, uma fabricante de fitas de áudio de Springfield, Missouri, nos EUA, diz que teve o melhor ano desde sua inauguração, em 1969.

"Você pode caracterizar nosso modelo operacional como teimosia e estupidez. Fomos teimosos demais para desistir", disse o presidente da National Audio Company, Steve Stepp.

A NAC é a maior e uma das poucas fabricantes de fitas cassetes que restam nos EUA. Essa rentável empresa produziu mais de 10 milhões de fitas em 2014 e as vendas subiram 20 por cento neste ano.

"Provavelmente o que na verdade vem incrementando nosso negócio a um ritmo mais rápido que tudo é o movimento retrô", disse Stepp. "Essa nostalgia de segurar uma fita cassete na mão existe".

A NAC tem acordos com grandes gravadoras, como a Sony Music Entertainment e a Universal Music Group, além de uma série de contratos pequenos com bandas independentes. Cerca de 70 por cento das vendas da empresa são cassetes com músicas, e o restante, fitas virgens.

"Houve um impulso provocado pelas bandas independentes, para obter aquele cálido som analógico novamente, e isso só cresceu", disse a gerente de produção da NAC, Susie Brown.

A empresa ainda utiliza máquinas construídas nos anos 1970 em suas linhas de produção.

Título em inglês: 'This Company Is Still Making Audio Cassettes and Sales Are Better Than Ever'

Para entrar em contato com os autores:

Jeniece Pettitt, em São Francisco, jpettitt@bloomberg.net; Alex Dickinson, em Nova York, adickinson11@bloomberg.net