IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aérea de baixo custo indiana negocia grande encomenda com Airbus

Anurag Kotoky

07/05/2019 14h06

(Bloomberg) -- A IndiGo está negociando com a Airbus outra encomenda de um avião de grande porte, um sinal de que a maior operadora de baixo custo da Ásia não tem intenção de diminuir seu ritmo de expansão.

A companhia aérea indiana, que adiciona uma aeronave à sua frota a cada semana, negocia a compra de um modelo de longo alcance do mais novo jato de corpo estreito da fabricante de aviões europeia, segundo o presidente da IndiGo, Ronojoy Dutta.

As encomendas existentes devem abastecer a IndiGo pelos próximos dois anos, disse Dutta em entrevista ao editor-chefe da Bloomberg News, John Micklethwait. Depois desse período, a companhia aérea planeja comprar novos aviões, como os modelos da Airbus A321neo LR e A321 XLR, que ainda será lançado, acrescentou.

"Quando fizermos as encomendas, com certeza a quantidade será grande", disse Dutta em Nova Déli, em sua primeira entrevista desde que assumiu o posto de CEO da companhia aérea em janeiro. "Não posso dar uma estimativa, mas será grande. Precisamos de mais alcance."

Embora Dutta não tenha especificado o tamanho da próxima compra da IndiGo, é provável que seja um pedido multibilionário com base no histórico da empresa. Sua menor encomenda até agora foi de 100 jatos A320 em 2005, orçados em US$ 6 bilhões pelo preço de tabela da época. Considerando que o modelo mais básico da família A320neo hoje tem preço de tabela superior a US$ 100 milhões cada, uma grande encomenda poderia ultrapassar US$ 10 bilhões.

Controlada pela InterGlobe Aviation, a IndiGo é uma das poucas aéreas indianas com capital suficiente para uma forte expansão e está mapeando uma maneira de montar um negócio de longo prazo e baixo custo para transportar passageiros entre cidades como Nova Déli e Londres. A companhia aérea tem conseguido dar lucro de forma consiste, mesmo quando os rivais domésticos enfrentam uma acirrada guerra de tarifas e o mais caro querosene de aviação do mundo - em parte porque prefere grandes aviões para controlar custos.

Fundada em 2005 pelo ex-presidente da US Airways Rakesh Gangwal e o ex-agente de viagens Rahul Bhatia, a IndiGo superou rapidamente todas suas concorrentes e conquistou quase metade do mercado local, tornando ambos fundadores bilionários. O valor de mercado da controladora da Indigo, acima de US$ 8,6 bilhões, é quase o dobro do valor da Air France-KLM e supera o da Singapore Airlines. Dutta quer mais.

"Há muitas companhias aéreas à nossa frente", disse. "Gostaríamos de ser uma das maiores e mais rentáveis companhias aéreas do mundo."

Dutta foi presidente da United Airlines, onde trabalhou por quase 20 anos. Formado em Harvard, o executivo também foi presidente da aérea indiana de baixo custo Air Sahara por dois anos, antes de a empresa ser vendida à Jet Airways.

Até agora, a IndiGo tem limitado suas encomendas à Airbus, mas não descarta a compra de jatos da Boeing no futuro, segundo Dutta. A encomenda sendo negociada com a Airbus não foi finalizada.

Para contatar o editora responsável por esta notícia: Patricia Xavier, pbernardino1@bloomberg.net