IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lufthansa cancela na quarta-feira a maioria de voos pela greve de pilotos

01/04/2013 07h20

Frankfurt (Alemanha), 1 abr (EFE).- A companhia aérea alemã Lufthansa cancelou a maior parte dos voos de quarta-feira pela greve de três dias anunciada pelos pilotos da empresa e que afetará 425 mil passageiros.

Uma porta-voz da maior companhia aérea alemã descartou nesta terça-feira que haverá um acordo antes do começo, na quarta-feira, da ação de protesto, organizada pelo sindicato de pilotos Cockpit.

A Lufthansa já anunciou que cancelará 3.800 voos nesta semana, a partir de amanhã às 00.00 horas e até a meia-noite de sexta-feira.

Aderiram à greve os pilotos da Lufthansa, Lufthansa Cargo e Germanwings, que totalizam 5.400 capitães e copilotos.

Mas não serão afetadas pela greve as companhias do grupo Swiss International Airlines, Austrian Airlines, Brussels Airlines, Eurowings, Lufthansa CityLine e Air Dolomiti.

A filial de transporte de mercadoria, Lufthansa Cargo, cancelou para estes três dias 23 dos 31 voos de carga que estavam previstos para sair desde o aeroporto de Frankfurt.

O sindicato dos pilotos da Lufthansa exige um aumento salarial de 10%, enquanto a companhia oferece um alta escalonada de 5,2%.

Além disso, os pilotos da Lufthansa querem voltar a negociar as pensões de aposentadoria e querem manter sua aposentadoria transitória, pagamentos que permitiam aos capitães, até agora, passar a partir dos 55 anos até 60% de seu salário para a aposentadoria.

Em termos, os pilotos deixavam o trabalho aos 59 anos.

Na semana passada, uma greve de pessoal de terra, organizada pelo sindicato alemão do setor serviços Verdi, obrigou a cancelar 700 voos em sete aeroportos alemães.

Verdi organizou há semanas várias greves nos serviços de creches e de transporte para pressionar na negociação do novo convênio coletivo do setor e exige um aumento salarial de 3,5%, mais um pagamento de 100 euros para todos os empregados de serviços. EFE

aia/ff