IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ponte Golden Gate terá rede de proteção para evitar suicídios

27/06/2014 20h40

São Francisco, 27 jun (EFE).- Uma das pontes mais famosas do planeta, a Golden Gate, em São Francisco, é também o segundo lugar com maior número de suicídios em todo o mundo, um problema que as autoridades locais pretendem solucionar com uma rede de proteção que impede que pessoas se joguem ao mar a partir dela.

O Distrito de Estradas e Transportes da Ponte Golden Gate, a autoridade responsável pela gestão da infraestrutura, aprovou hoje por unanimidade a colocação de uma rede por baixo da ponte para desencorajar os que quiserem saltar e, caso o ato seja cometido, impedir que caiam na água.

Depois de muitos anos de debate, nos quais os defensores do projeto tiveram que lidar com a oposição dos que considerava que a rede afetaria a imagem de um dos principais pontos turísticos de São Francisco e não serviria para evitar os suicídios, a instalação foi aprovada.

A construção custará US$ 76 milhões, das agências de transporte locais e federais, e US$ 7 milhões fornecidos pelo fundo para a Lei de Serviços de Saúde Mental da Califórnia.

No ano passado, 46 pessoas morreram após se jogarem desse cartão-postal californiano. Desde a inauguração da ponte, em 1937, 1.600 pessoas cometeram suicídio no local.

A Golden Gate, construída com aço, tem 2.737 metros de comprimento total. Por esse motivo, a instalação da rede é uma operação altamente cara e complicada, prevista para ser concluída somente em 2018.

A ponte é o local com maior número de suicídios nos Estados Unidos, e o segundo em todo o planeta, atrás apenas da ponte de Nankin, sobre o rio Yangtzé, na China.