IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

García-Margallo inaugura no México exposição de 75 anos da Efe

08/12/2014 21h05

Veracruz (México), 8 dez (EFE).- O ministro de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, inaugurou nesta segunda-feira a exposição fotográfica em comemoração aos 75 anos da Agência Efe no Porto de Veracruz, no México, poucas horas antes do início da XXIV Cúpula Ibero-Americana.

Após percorrer a mostra "EFE - 75 anos em fotos, 25 anos construindo a América Latina" na companhia do presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, García-Margallo destacou que na exposição pôde ver parte de sua biografia e sua conexão com região ibero-americana.

"Por 17 anos, fui membro do parlamento Europeu. Sempre estive em delegações ibero-americanas, participei dos acordos de associação e também da liberação de vistos para o Peru e a Colômbia. Foi uma alegria ver estas fotos, ver a imagem do meu país projetada (...) sobre toda essa área que sinto como minha, como própria, que é a comunidade ibero-americana de nações", declarou.

O ministro disse que a exposição lhe "produz certa nostalgia e um notável orgulho", além de "muita vontade de trabalhar para que os laços sejam cada vez mais intensos".

García-Margallo comentou várias imagens da mostra instalada no Centro Cultural Atarazanas, entre elas uma foto do rei Juan Carlos quando assinava a Constituição em 1977 e outra da tentativa de golpe de Estado de 1981.

Por sua vez, Vera destacou o esforço que há por trás de imagens que deram a volta ao mundo, como aquela em que o fotógrafo brasileiro Antonio Lacerda, da Efe, captou o momento em que um raio atinge a mão do Cristo Redentor, a foto mais vendida da agência em sua história no Brasil. Ele disse ainda que os jornalistas de Efe trabalham em condições difíceis de violência e desastres naturais, como terremotos e furacões, e de "forma anônima".

De acordo com o presidente, há oito meses a exposição que celebra os 75 anos de vida da agência percorreu Espanha e várias cidades da América Latina, como Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Lima e Caracas.

A mostra é patrocinada pela construtora espanhola FCC, que fornece algumas imagens sobre a engenharia civil na América Latina nos últimos 25 anos. O diretor-geral de Comunicação da companhia, José Manuel Velasco, disse estar feliz por participar da exposição da Efe, que reúne duas grandes alavancas de transformação social e econômica: a comunicação e a infraestrutura.

"Através desta exposição, mostramos a cara do que construímos, do que fazemos e de como nos conectamos, via comunicação, com os cidadãos", acrescentou.

A mostra reúne imagens de vários eventos que marcaram a história contemporânea da região ibero-americana e do mundo, e um reflexo das transformações tecnológicas vividas pelos departamentos gráficos das agências de notícias, como a mudança do filme fotográfico para o formato digital, ou da transformação de fotos preto e branco para coloridas.

Personagens emblemáticos da Época de Ouro do cinema mexicano, como Mario Moreno "Cantinflas" e María Félix; a liberação da ex-senadora Ingrid Betancourt na Colômbia, a proclamação do rei Felipe VI e a primeira Cúpula Ibero-Americana, em 1991, são algumas das imagens da mostra.

A exposição também conta com o apoio de Banco Popular/BX, Iberia, Iberdrola, Aeroméxico, Embaixada da Espanha, AECID, Centro Cultural da Espanha no México, Governo de Veracruz, Secretaria de Turismo de Veracruz e o Instituto Veracruzano de Cultura.