IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo da Argentina pede que Brasil revise suspensão à importação de frutas

26/03/2015 18h13

Buenos Aires, 26 mar (EFE).- O governo da Argentina pediu nesta quinta-feira que o Brasil revise e suspenda o bloqueio às importações de maçãs, peras e marmelos produzidos no país.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, junto com o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), o Ministério de Relações Exteriores e a Chefia de Gabinete da Presidência, criticou a decisão tomada pelo governo federal, baseada em um possível perigo de infestação da praga "Cydia pomonella".

"O comércio atual de maçãs, peras e marmelos da Argentina ao Brasil tem amparo fitossanitário em um acordo bilateral que, através de um programa, contempla uma garantia suficiente quanto à praga", garante o comunicado do Ministério da Agricultura da Argentina.

Além disso, o governo argentino afirmou que a medida é incompatível com o comércio internacional, com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do Mercosul, além de ter "surpreendido às autoridades nacionais" porque não ter havido comunicação prévia.