Odebrecht e espanhola FCC ganham licitação de linha de metrô no Panamá
Panamá, 14 mai (EFE).- O consórcio formado pela Construtora Norberto Odebrecht e a FCC Construcciones, da Espanha, venceu nesta quinta-feira a licitação da linha 2 do metrô da Cidade do Panamá.
O chamado Consórcio Linha 2 apresentou a melhor oferta financeira, de US$ 1,857 bilhão, entre os três participantes da licitação, e também obteve a melhor nota em sua proposta técnica.
O Consórcio PANAMetro, integrado por China Harbour Engineering Company LTD (China), China Railway First Group Co., LTD (China) e Corsan-Corviam Construction, S.A. (Espanha) ofertou US$ 1,667 bilhão.
A proposta do Consórcio UTE PANAMÁ II, nformado por Dragados S.A (Espanha), Ingenieros Civiles Asociados S.A. de C.V. (México) e Graña y Montero, S.A. (Peru) foi de US$ 2,076 bilhões.
O preço de referência da licitação era de US$ 1,818 bilhão, e a oferta que mais se aproximasse, segundo uma complexa fórmula estabelecida, seria a melhor avaliada, não necessariamente a mais baixa.
O consórcio vencedor recebeu 855 pontos por sua oferta financeira, seguido por UTE PANAMÁ II (776 pontos) e PANAMetro (770,33).
A oferta econômica tem um peso de 49% no concurso internacional, e a proposta técnica, 51%, que Odebrecht e FCC também levaram a melhor com ampla vantagem.
O Consórcio Linha 2 obteve 396 pontos na oferta técnica, à frente de Consórcio UTE PANAMÁ II (317) e Consórcio PANAMetro (311).
Há um prazo de cinco dias úteis para apresentar recursos contra o resultado da licitação, e se isso não ocorrer, será confirmado o resultado de hoje.
O contrato para a construção da linha 2 consiste nos serviços de engenharia de projeto, construção das obras civis, instalações auxiliares e estações, provisão e instalação do sistema integral ferroviário, que inclui o material rodante e início do serviço, de acordo com informações oficiais.
A empresa que vencer a licitação terá um período de 46 meses para concluir a obra, que inclui 16 estações e 22 quilômetros de extensão.
A linha 1 do metrô, de 16 quilômetros, foi construída pela Odebrecht e a FCC por cerca de US$ 2,1 bilhões e entrou em funcionamento em abril do ano passado.
O chamado Consórcio Linha 2 apresentou a melhor oferta financeira, de US$ 1,857 bilhão, entre os três participantes da licitação, e também obteve a melhor nota em sua proposta técnica.
O Consórcio PANAMetro, integrado por China Harbour Engineering Company LTD (China), China Railway First Group Co., LTD (China) e Corsan-Corviam Construction, S.A. (Espanha) ofertou US$ 1,667 bilhão.
A proposta do Consórcio UTE PANAMÁ II, nformado por Dragados S.A (Espanha), Ingenieros Civiles Asociados S.A. de C.V. (México) e Graña y Montero, S.A. (Peru) foi de US$ 2,076 bilhões.
O preço de referência da licitação era de US$ 1,818 bilhão, e a oferta que mais se aproximasse, segundo uma complexa fórmula estabelecida, seria a melhor avaliada, não necessariamente a mais baixa.
O consórcio vencedor recebeu 855 pontos por sua oferta financeira, seguido por UTE PANAMÁ II (776 pontos) e PANAMetro (770,33).
A oferta econômica tem um peso de 49% no concurso internacional, e a proposta técnica, 51%, que Odebrecht e FCC também levaram a melhor com ampla vantagem.
O Consórcio Linha 2 obteve 396 pontos na oferta técnica, à frente de Consórcio UTE PANAMÁ II (317) e Consórcio PANAMetro (311).
Há um prazo de cinco dias úteis para apresentar recursos contra o resultado da licitação, e se isso não ocorrer, será confirmado o resultado de hoje.
O contrato para a construção da linha 2 consiste nos serviços de engenharia de projeto, construção das obras civis, instalações auxiliares e estações, provisão e instalação do sistema integral ferroviário, que inclui o material rodante e início do serviço, de acordo com informações oficiais.
A empresa que vencer a licitação terá um período de 46 meses para concluir a obra, que inclui 16 estações e 22 quilômetros de extensão.
A linha 1 do metrô, de 16 quilômetros, foi construída pela Odebrecht e a FCC por cerca de US$ 2,1 bilhões e entrou em funcionamento em abril do ano passado.
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