IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Oposição no Senado apresenta pedido de abertura de CPI do Carf

07/04/2015 18h04

Brasília - O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) anunciou nesta terça-feira (7), em plenário, que apresentou um requerimento de abertura de uma CPI para investigar irregularidades em julgamentos realizados no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão colegiado do Ministério da Fazenda responsável por apreciar autuações fiscais que se tornou alvo da Operação Zelotes.

O pedido de abertura da comissão parlamentar contou com o apoio de 32 senadores, entre integrantes da oposição, com atuação independente e até de governistas, como Walter Pinheiro (PT-BA). A CPI, contudo, só será instalada depois de o requerimento ser lido em plenário com a indicação dos líderes partidários para os integrantes da comissão.

Na justificativa ao requerimento da CPI, o senador disse que o escândalo de fraude, corrupção e crimes pode ter causado prejuízos superiores a R$ 19 bilhões, valor estimado pela operação da Polícia Federal.

"Diante disso, parece óbvio que uma questão dessa envergadura e relevância exige medidas reais e efetivas, contexto em que emerge necessária a instalação da comissão parlamentar de inquérito ora apresentada, a CPI do Carf, por meio da qual o Senado poderá investigar as razões da existência do esquema criminoso e, ao mesmo tempo, obter informações para orientar a adoção de medidas que evitem a repetição de tão lamentáveis fatos", disse Oliveira.