IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após visita ao "Wall Street Journal", Dilma se reúne com executivos em NY

29/06/2015 12h52Atualizada em 29/06/2015 13h09

Nova York - A presidente Dilma Rousseff começou sua manhã de segunda-feira (29) em Nova York com uma visita ao jornal "The Wall Street Journal", que hoje publicou um encarte pago de quatro páginas sobre o Brasil e o programa de infraestrutura lançado há 20 dias. Dilma permaneceu cerca de 40 minutos no local, onde concedeu entrevista.

Às 8h30, a presidente retornou ao hotel St. Regis, onde está hospedada, para encontro com executivos do setor financeiro americano. Em seguida, ela se reuniria com representantes do segmento produtivo. A ideia era que a presidente falasse no começo e no encerramento das reuniões e ouvisse as opiniões dos convidados sobre o Brasil.

Participaram do primeiro encontro 12 executivos, entre os quais Michael O'Neill e William Rhodes, do Citigroup, Tim Geithner, ex-secretário do Tesouro dos EUA, Martin Marron, do JP Morgan, e Larry Fink, da Blacrock, a maior gestora de recursos financeiros do mundo.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, estava na mesa de reuniões ao lado da presidente. Além dele, participaram do encontro os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Roberto Janine (Educação) e Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia). O assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia também integrava o grupo.

A etapa da viagem em Nova York tem o objetivo de tentar resgatar a confiança na economia brasileira e atrair investimentos, principalmente para obras do programa de infraestrutura. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, comanda na manhã desta segunda-feira um seminários sobre as oportunidades de investimentos no setor.

O encarte do "The Wall Street Journal", principal jornal financeiro dos EUA, tem o título Oportunidades de Investimento na Infraestrutura Brasileira. O texto ressalta o "foco renovado" na participação da iniciativa privada no setor e diz que o país está pronto para receber novos investimentos.

No centro do encarte são apresentadas as quatro áreas principais do programa: estradas, ferrovias, portos e aeroportos. "No momento em que os negócios globais são confrontados com persistente incerteza econômica e liquidez monetária relativamente alta, o Brasil se destaca como um destino atraente para investidores globais", afirma o texto elaborado pelo governo brasileiro.

Depois do encontro com empresários, a presidente encerrará o seminário sobre investimentos em infraestrutura. Em seguida, voará para Washington, onde terá dois encontros com o presidente Barack Obama. Durante a tarde, ambos visitarão o Memorial a Martin Luther King Jr., o líder do movimento pelos direitos civis nos EUA. À noite, ela será recebida em jantar na Casa Branca.

Dilma tenta ganhar mercados em viagem aos EUA