IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

MasterCard lança cartão pré-pago vinculado ao bilhete único

01/08/2013 12h15

SÃO PAULO - A MasterCard e a Super, empresa administradora de meios de pagamento, anunciaram na última quarta-feira (31) uma parceria para distribuição de cartões pré-pagos vinculados a sistemas públicos de transporte e prefeituras para população não bancarizada.

A primeira cidade que receberá o cartão é Santo André, na Grande São Paulo. A parceria com o Consórcio AESA (Associação das Empresas de Transporte de Santo André) lançou o Bilhete Andreense, que incorpora o cartão pré-pago Super AESA MasterCard no mesmo objeto. Se ativado pelo portador, o bilhete permite realizar pagamentos em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos no Brasil.

No momento, a estimativa é que cerca de 40% dos 650 mil usuários das 48 linhas municipais de ônibus da cidade de Santo André utilizem o Bilhete Único e a conta Super com bandeira MasterCard. As próximas cidades a receberem o cartão serão Ribeirão Preto, no interior paulista, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

“Além de não perder tempo em filas para pagar contas, os usuários poderão receber pagamentos pelo cartão e enviar DOC e TED para qualquer banco brasileiro”, explica o vice-presidente de marketing da Super, Luiz Almeida.

Como funciona
O cartão pré-pago está integrado a uma plataforma que oferece diversos serviços financeiros por meio de celulares, internet e central de atendimento aos usuários do Bilhete Único Andreense.

A função pré-pago do cartão Super AESA MasterCard é independente do Bilhete Único Andreense e pode ser habilitada ou cancelada quando o usuário desejar. Neste formato de pagamento, os créditos do vale transporte são separados dos valores carregados no cartão pré-pago, não permitindo que aconteça a conversão entre eles. Para aqueles que desejarem utilizar apenas o vale transporte, nenhuma taxa será cobrada, assim como acontece hoje com os bilhetes tradicionais.

O atual cartão de transporte de Santo André – Urban Pass – e todas as suas modalidades, continuarão valendo até que todos sejam trocados pelo Bilhete Único Andreense com cartão Super AESA MasterCard. A previsão é de que os cartões sejam substituídos no prazo de quatro meses.

Com o novo cartão, o usuário terá direito de utilizar, no prazo de 1h30min, até três linhas diferentes de ônibus para chegar ao seu destino, pagando uma única tarifa. Aos finais de semana, o tempo de integração será de 2 horas.

A distribuição dos cartões será feita por um cronograma que irá priorizar os usuários dos programas de gratuidade Melhor Idade, voltado para idosos, e Especial, direcionado aos portadores de necessidades especiais. Os interessados também podem adquirir o cartão na sede da AESA.

Para carregar o cartão, o usuário deve gerar um boleto bancário no site da Super (www.contasuper.com.br) e realizar o pagamento em uma agência bancária, casa lotérica ou ir até um dos postos de atendimento da AESA, em Santo André. Também é possível realizar transferências de valores entre cartões Super AESA MasterCard e a partir de contas correntes dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Itaú ou HSBC.