Governo russo proíbe uso de Bitcoin no país
SÃO PAULO - A Procuradoria Geral da Rússia emitiu um alerta em que proíbe aos cidadãos do país utilizarem o Bitcoin ou outras moedas digitais similares. Segundo o comunicado divulgado pelo site The Verge , a moeda virtual pode ser facilmente usada para lavagem de dinheiro, assim como “financiamento ao terrorismo”.
“Os sistemas de pagamentos anônimos e moedas virtuais que ganharam circulação considerável - incluindo o mais conhecido, Bitcoin - são substitutos do dinheiro e não podem ser usados por pessoas físicas ou empresas”, disse o comunicado, acrescentando que qualquer uso de Bitcoin no país será considerado “potencialmente suspeito”, já que o governo russo tem relacionado o uso da moeda para atividades ilícitas.
O órgão ainda citou uma lei russa que proíbe a circulação de qualquer outra moeda a não ser a oficial do país, o rublo.
Não é a primeira vez que um país que tenta barrar a circulação de Bitcoin. No início de dezembro, a China proibiu o uso da moeda nas instituições financeiras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.