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Descontos: veja como se preparar para a Black Friday

28/10/2014 09h18

SÃO PAULO – O e-commerce brasileiro tem crescido vertiginosamente nos últimos anos. Segundos dados do e-Bit, só no primeiro semestre de 2014, o comércio online nacional faturou R$ 16,06 bilhões e o número de clientes que ingressam nesse mercado totalizou 5,06 milhões de novos internautas.

Para o segundo semestre de 2014, a previsão é de um crescimento no setor de e-commece próximo a 15%. Uma data importante que pode ajudar com a alta é o Black Friday, que no Brasil é importante, principalmente, na internet.

Esse ano, o evento será realizado no dia 28 de novembro e comemora o seu quinto ano consecutivo no País; no ano passado, a ação promocional movimentou R$ 770 milhões.

Porém, o ideal é que o consumidor se prepare antes de aproveitar as ofertas da data. As orientações principais são pesquisar os preços com antecedência, para garantir que as lojas não vão subir o preço dos produtos pouco antes do evento para depois dar o desconto; buscar endereços, telefones, chat e meios de contato com a empresa; ler as opiniões das pessoas que já compraram pelo site; e consultar as classificações das empresas em sites como o Reclame Aqui. Além disso, vale fazer uma lista dos itens que se pretende comprar para não correr o risco de se empolgar e ultrapassar o limite do orçamento.

O comércio eletrônico nacional também já acerta todos os detalhes para tornar a promoção ainda mais vantajosa. O segmento ganhou evidência na edição de 2013 recebendo cerca de 2 milhões de pedidos em apenas um dia.

As empresas estão fechando pacotes de vantagens, preparando convites especiais e buscando a melhor estabilidade do sistema com o objetivo de garantir que o consumidor se sinta confiante para adquirir um produto que esteja dentro das expectativas e apagar a imagem negativa deixada por algumas empresas em edições anteriores da Black Friday.

“O cliente está atento, não quer ser enganado e não quer ficar em fila de espera. Para superar a expectativa é preciso muita organização, do planejamento da ação ao período pós Black Friday, quando é preciso atender com excelência no pós-venda”, explica Thiago Fernando de Zutter, coordenador de e-commerce do Posthaus.com.