IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dividendos menores fazem BofA atribuir recomendação negativa a ação fora do radar

24/04/2015 09h55

SÃO PAULO – O Bank of America Merrill Lynch divulgou relatório em que atribui recomendação de Underperform (performance pior que a média do mercado) para os papéis da Odontoprev (ODPV3). O principal motivo para a recomendação é o pagamento de dividendos menor nos próximos anos por parte da companhia.

A Odontoprev é a maior operadora de planos dentais no Brasil, com uma base nacional com mais de 6 milhões de membros e um market share de mais de 30% em seu setor.

“Você acha que a Odontoprev vai seguir com seu payout de 115%? Pense duas vezes”, assim é intitulado o relatório da instituição estadunidense. Os analistas afirmam que o pagamento de 115% ao longo dos últimos quatro anos não deve se manter e deve cair para uma média de 85% nos próximos anos.

Para os analistas, essa diferença no pagamento de dividendos deve equivaler a uma redução de 26% no pagamento de dividendos. Essa redução se dá por mudanças regulatórias e fazem com que 2015 seja o último ano em que um payout de 115% seja possível, de acordo com o Bank of America Merrill Lynch.

Contudo, ainda é possível que a empresa continue premiando seus acionistas, como em um programa de recompra de ações, por exemplo. Mas, os analistas ressaltam que essa alternativa também pode ser contestada pelos órgãos regulatórios.

Além disso, a instituição financeira estadunidense afirma que continua cautelosa com o case de investimento na Odontoprev por conta do cenário macroeconômico mais desafiador, que deve impedir a companhia de crescer da mesma maneira que cresceu nos últimos anos.