IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Turismo sofre com crise econômica e empresas já preveem demissões

16/07/2015 08h49

SÃO PAULO – A crise econômica pela qual o Brasil está passando e a instabilidade do dólar afetaram o setor de turismo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo) para o Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo), 82,1% das empresas do agenciamento turístico tiveram queda nas vendas em 2015.

De acordo com Ilya Michael Hirsch, presidente do Sindetur-SP, as vendas do setor de agenciamento turístico para pessoas físicas foram as mais afetadas pelos efeitos da crise econômica brasileira com uma variação negativa de 39,8%, enquanto que para o segmento corporativo privado a queda de vendas teve variação média de -25,7%.

Essa redução nas vendas irá interferir no quadro de colaboradores do setor, 22,3% das empresas consultadas afirmaram que já demitiram em razão da crise econômica e outras 34,6% admitiram que ainda há risco de demissões.

Destinos nacionais
Viagens para os destinos internacionais sofreram um impacto maior, com queda média de 44,2% nas vendas, enquanto as viagens para os destinos nacionais apresentaram retração média de 27%.

Entre os destinos nacionais mencionados pelos entrevistados, o ranking de vendas é liderado por Gramado (15,3%), Fortaleza (14,1%), Rio de Janeiro (7,6%), São Paulo (7,1%), Natal (6,5%) e Salvador (6,3%).

Um levantamento realizado pelo Hoteis.com, entre os 20 destinos que apresentaram aumento nas buscas por hospedagem apenas três são tradicionais para aproveitar as baixas temperaturas, Monte Verde (214%) em Minas Gerais, Campos do Jordão (77%), em São Paulo, e Caldas Novas (50%), em Goiás. Os demais destinos são na praia.

“O fator que pode ter impulsionado esses destinos é que neste período é baixa temporada. Portanto, os viajantes conseguem encontrar preços interessantes, aproveitam o clima quente e, já que o número de pessoas na cidade não é tão grande como na alta temporada, conseguem curtir as atrações turísticas”, comenta Juan Pasquel, diretor de Marketing da Hotéis.com para a América Latina.   

Dólar alto, passagens não
Mesmo com dólar alto, as passagens aéreas e hotéis ficaram mais baratos no primeiro semestre de 2015. Uma pesquisa do Kayak revelou que as passagens aéreas estavam 5,51% mais baratas no primeiro semestre de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014.

O preço dos tickets aéreos apresentou queda porque as companhias aéreas preferiram fazer promoções de última hora a decolar com as aeronaves vazias. Além disso, o preço das hospedagens em hotéis no Brasil também teve queda, de 4,07%.