IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

10 dicas (simples) para viajar gastando pouco

28/08/2015 11h13Atualizada em 30/09/2015 19h08

SÃO PAULO – Se você acha que viajar é sinônimo de gastar muito, faz parte da grande maioria das pessoas que acreditam que a atividade vai sair do orçamento e aumentar as dívidas.

No entanto, viajar pode não ser algo muito caro se você se planejar previamente para a viagem. E viajar barato é mais fácil do que você imagina, explica o site GuiaBolso.

Na verdade, quem se planeja com antecedência consegue passagens mais baratas, hotéis a preços promocionais, além de possibilitar tempo para você economizar antes de embarcar.

Veja dez dicas para quem quer viajar barato:

1- Pesquise os preços das passagens com antecedência
Para caber em um orçamento apertado, planejar a compra das passagens é hoje essencial. Isso significa começar a pesquisar preços de passagens com pelo menos 6 meses de antecedência, principalmente se for uma viagem internacional. Prefira comprar aos finais de semana, quando os preços normalmente são menores.

2- Acompanhe promoções pela internet
Muitos sites costumam  anunciar diariamente diversas promoções de hotéis e passagens. Há inclusive apps para quem quer receber notificações sobre essas promoções no celular. Se você tem maior flexibilidade de datas, essas promoções-relâmpago podem ser uma boa opção.

3- Otimize seu roteiro
Quer conhecer vários países da Europa e a Índia? Que tal fazer um de cada vez? Quando você planeja uma viagem levando em consideração distâncias geográficas, dificuldades para a obtenção de visto e o valor dos deslocamentos, é possível otimizar muito o orçamento. Por exemplo, uma viagem à Austrália pode muito bem contar com um “pulo” também na Nova Zelândia, que está bem próxima.

4- Que tal se hospedar de forma diferente?
Já pensou em não se hospedar em um hotel em sua próxima viagem? Albergues, pousadas (Bed & Breakfast), além de alugueis de apartamento são muito mais em conta do que hotéis.

5- Faça reservas com bastante antecedência
Seja para hospedagem, para passagens (trem, ônibus e avião), faça reservas com antecedência. Todas as empresas costumam cobrar mais caro por reservas em cima da hora, por isso é importante se planejar.

6- Viaje na baixa temporada
Caso você tenha a disponibilidade de viajar na baixa temporada, isso pode economizar muito no orçamento final da viagem. Além disso, as temperaturas costumam ser mais amenas - Nova York, por exemplo, no verão é muito quente, mas extremamente fria no inverno -, lojas ficam mais vazias e as atrações turísticas têm menos filas.

7- Estipule um limite diário de gastos e controle o orçamento
Qual é seu orçamento total de viagem, excluindo passagem e estadia? Divida esse valor pelo número de dias da viagem e não o ultrapasse. Se sobrar algum dinheiro de um dia para o outro, faça a conta novamente e aumente o valor diário. Assim, você não sai do orçamento .

8- Faça amigos em outras localidades
Pode parecer bobagem, mas além de ganhar amigos nos lugares onde viaja, você também estará planejando os próximos destinos a visitar. Convide outros turistas para te visitarem e tenha a garantia de também recebido quando visitar o país, ou a região deles.

9- Fuja de restaurantes “para turista”
Todo destino tem aqueles restaurantes feitos para turistas: preços altos, pratos sofisticados e muitas pessoas de fora como consumidores. Em vez disso, procure restaurantes mais “autênticos”, frequentados por locais. A comida costuma ser bem melhor e mais em conta.

10- Viaje sem pressa
Para viajar barato, procure ir sem pressa, tomando seu tempo para conhecer cada cidade e atração turística. Ao programar muitos passeios para viagens curtas, por exemplo, além de gastar muito com transporte em viagens expressas, você deixa de conhecer direito os destinos e acaba não aproveitando pelo que pagou.