IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Itaú revisa projeção de superávit primário de 0,2% para déficit de 1% em 2016

01/09/2015 17h39

SÃO PAULO - A equipe do Itaú Unibanco revisou suas projeções após o anúncio do Orçamento do governo para 2016 e decidiu reduzir sua expectativa de superávit primário de 0,2% para déficit  de 1% do PIB em 2016. "Os gastos mais elevados irão produzir um resultado primário abaixo da meta de -0,34%, porque a receita tende a frustrar as expectativas contidas no Orçamento", disse a economista Luka Barbosa em relatório.

Para ela, o Orçamento de 2016 indicou uma diminuição significativa no esforço fiscal. "Em notas anteriores, enfatizamos que na ausência de maior esforço fiscal, a tendência é de queda no resultado primário. Mesmo com a manutenção do esforço fiscal, havia desafio para os futuros resultados. Agora sem o esforço, o cenário se torna ainda mais desafiador", afirma Barbosa.

A economista explica que "a composição do crescimento econômico, com ajuste maior no consumo e no mercado de trabalho, tende a gerar um cenário ainda mais desafiador para a receita". Neste cenário, a projeção do Itaú de receita do governo central é cerca de R$ 46 bilhões (0,7% do PIB), ficando abaixo da projeção contida no Orçamento.

Para Barbosa, a d ívida pública deve ter alta mais pronunciada. "Projetamos que a dívida pública bruta aumente de aproximadamente 66% do PIB este ano para 71,9% do PIB em 2016", completa a economista.