IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBRI: Papel estratégico e geração de valor são desafios para a área e profissionais de Relações com Investidores

IBRI

24/07/2014 17h41

SÃO PAULO, 24 de julho de 2014 /PRNewswire/ -- O profissional de RI (Relações com Investidores) é um agente importante para a gestão equilibrada das expectativas dos diferentes públicos de interesse das empresas, bem como para a geração e preservação de valor junto aos acionistas e ao mercado. Esta é a principal conclusão da pesquisa  "Comunicação com o mercado - Alinhamento estratégico para criação e preservação de valor", realizada -com 104 executivos- pela Deloitte em parceria com o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores). O estudo foi divulgado na 16ª edição do Encontro Nacional de RI, evento organizado pelo IBRI e ABRASCA.

De acordo com o resultado do estudo, o papel do RI ainda é visto mais como comunicador (46%) do que estrategista (29%), mesmo atuando fortemente junto à liderança e ao Conselho de Administração. Esse indicador é reflexo de um processo de mudança ainda em curso. Se, no passado, o perfil mais operacional e comunicador era o mais comum para a área de RI, as novas demandas e realidades das empresas e do mercado estão exigindo cada vez mais um perfil de RI mais estratégico na interlocução com diversos públicos e investidores. Para Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI, esse é um diagnóstico que vai melhorar cada vez mais o mercado de capitais nacional.

"Uma das conclusões importantes do estudo é que o RI tem se tornado cada vez mais importante dentro de uma companhia. E seu papel está cada vez mais estratégico, ou seja, influenciando decisões estratégicas da companhia", explicou Bruce Mescher, sócio-líder da Deloitte. Mescher apontou que a tendência é de consolidação do papel de estrategista, valorizando a função do profissional de RI.

"O profissional de RI não deve apenas se preocupar com uma comunicação ágil com o mercado periodicamente. Hoje, o RI deve ter uma visão mais integrada e estratégica sobre os objetivos e o potencial da organização, conhecendo profundamente o negócio, sua estratégia e seus direcionadores de valor. Ainda mais importante, o RI deve alavancar o conhecimento e o feedback do mercado para influenciar a execução da estratégia e da tomada de decisões das empresas", exemplificou Mescher. Para Soares, as atividades de RI são estratégicas para a organização, pois consolidam as informações mais relevantes sobre a empresa e o mercado para o entendimento de seus diferentes públicos de interesse.

Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)

www.ibri.com.br

Digital Assessoria Comunicação Integrada

Rodney Vergili / Jennifer Almeida

Fones: (11) 5081-6064 / (11) 9 9123-5962

rodney@digitalassessoria.com.br

 

FONTE IBRI