IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Venture Lab da Accion investe na Tienda Pago para ajudar pequenas empresas latino-americanas

Accion

05/01/2016 09h00

LIMA, Peru, 5 de janeiro de 2016 /PRNewswire/ -- A Accion, pioneira em inclusão financeira, anunciou hoje um novo investimento na Tienda Pago, que irá ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) em toda a América Latina a obter capital de giro de curto prazo. A Accion fez o investimento através da Venture Lab, uma iniciativa de $ 10 milhões dedicada a fornecer capital inicial e suporte administrativo a startups, que amplia o acesso financeiro aos pobres e mal-atendidos.

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20120320/NE72531LOGO

"Pequenas empresas precisam ter acesso a financiamento apropriado, a fim de crescer e prosperar. A Tienda Pago está desenvolvendo, criativamente, novas maneiras de ajudar lojas familiares a financiar seus estoques e expandir. Trabalhando com distribuidoras de bebidas, por exemplo, a Tienda Pago pode ajudar pequenas empresas a ter acesso a crédito e usar dinheiro móvel para reduzir o uso de dinheiro em espécie. Estamos satisfeitos por fazer essa parceria com a Tienda Pago e ajudá-la a se expandir pela América Latina", disse o CEO e presidente da Accion, Michael Schlein.

"O suporte da Venture Lab da Accion à Tienda Pago vai além do investimento", disse o cofundador e CEO da Tienda Pago, Dan Cohen. "A expertise da empresa em inclusão financeira, complementada por sua ampla experiência em trabalhar com financiadores de PMEs, irá ajudar a Tienda Pago a se expandir para o México, onde deverá encontrar parceiras de distribuição, e ajudar mais pequenas empresas a obter o financiamento que precisam".

A Tienda Pago conduziu, primeiramente, pilotos operacionais, que experimentaram o produto e a demanda, fazendo empréstimos a mais de 300 lojas familiares, para financiar compras de estoques de grandes distribuidoras de produtos de consumo, entres os que têm muita saída. Em sequência à fase inicial do piloto, a Tienda Pago espera, agora, servir mais de 10.000 clientes na América Latina, até o final de 2016. Os atuais clientes incluem distribuidoras de leite e refrigerantes, tais como os das marcas Glória, Nestlé e SABMiller. A Tienda Pago faz parceria com distribuidoras para adquirir lojas dos clientes e paga diretamente as distribuidoras pelos estoques, que são então entregues aos proprietários das lojas. Os proprietários das lojas irão então reembolsar a Tienda Pago dentro de uma ou duas semanas, depois do movimento de vendas, através de uma plataforma móvel de pagamentos.

Esse sistema traz grandes benefícios para as distribuidoras que trabalham com a Tienda Pago. A parceria ajuda as distribuidoras a reduzir seus custos de cobrança e riscos de segurança, por causa do manuseio reduzido de dinheiro e de uma cadeia de valor mais eficiente e confiável. Embora ainda estejam nos estágios iniciais de relacionamento, as distribuidoras da Tienda Pago relataram um aumento de 15% a 20% em vendas para as PMEs, com o uso do serviço.

O modelo também atende uma necessidade comum em toda a América Latina, incluindo a América Central, onde as PMEs frequentemente lutam para conseguir capital de giro de curto prazo, necessário para reabastecer suas prateleiras ou comprar novos estoques. Apesar de os bancos e instituições de microfinanças em toda a região terem feito algum progresso em concessão de crédito a esses empreendedores, seus empréstimos são normalmente usados para financiar grandes benfeitorias ou para comprar máquinas de grande porte. Esses empréstimos tomam muito tempo para serem processados e são, tipicamente, muito maiores do que a necessidade dos proprietários das lojas de reabastecer suas prateleiras e aumentar as vendas. A Tienda Pago estima que existem aproximadamente 1,5 milhão de proprietários de pequenas lojas independentes no Peru, México e Colômbia, os quais poderão se beneficiar de pequenos empréstimos de capital de giro.

O investimento enfatiza o compromisso da Venture Lab da Accion com os financiadores das PMEs. Com 10 investimentos em financiadores de PMEs distintos, em mais de cinco países, a Venture Lab da Accion está trabalhando para assegurar que empresas mal-atendidas tenham acesso aos serviços financeiros que precisam.

Sobre a Accion:

A Accion é uma organização global sem fins lucrativos, que se dedica a construir um mundo financeiramente inclusivo, com oportunidades econômicas para todos, ao oferecer às pessoas as ferramentas financeiras que precisam para melhorar suas vidas. Estamos construindo a próxima geração de instituições microfinanceiras de primeira linha e, por mais de 50 anos, temos ajudado a desenvolver 65 dessas instituições, em 32 países, em quatro continentes. Elas beneficiam, hoje, milhões de clientes. Nossas iniciativas impactantes de investimento estão indo além das microfinanças, catalisando mais de 20 startups dedicadas a melhorar a eficiência, o alcance e a esfera de ação dos serviços financeiros para os pobres. E nosso Centro para Inclusão Financeira está ajudando a desenvolver uma indústria mais forte, com altos padrões e amplo comprometimento. Atualmente, nosso trabalho abarca quase duas dúzias de países, incluindo os EUA, onde temos a maior rede de microfinanças, sem fins lucrativos, do país. Para mais informações, visite http://www.accion.org .

Sobre a Tienda Pago

A Tienda Pago é uma empresa regional na América Latina, dedicada a fornecer capital de giro para pequenas lojas varejistas, para financiar seus produtos de consumo essenciais. A Tienda Pago trabalha com Produtos de Consumo de Saída Rápida (FMCGs -- Fast Moving Consumer Products), para atender uma necessidade fundamental no canal tradicional: como melhorar a lucratividade de pequenos clientes e aumentar suas vendas. A linha de crédito rotativo da Tienda Pago aumenta o volume de vendas de pequenas lojas e fornece uma carteira móvel versátil às pequenas lojas e aos FMCGs, para conduzir todas as transações e, portanto, eliminar os custos e os riscos de cobranças em dinheiro. A Tienda Pago opera no Peru e na Venezuela e irá, em breve, iniciar operações no México. ( www.tiendapago.com )

Contato com a imprensa:

Ben Lebeaux, especialista sênior em Comunicações da Accion

blebeaux@accion.org

+1 617.625.7080 ramal 1037

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/venture-lab-da-accion-investe-na-tienda-pago-para-ajudar-pequenas-empresas-latino-americanas-300197936.html

FONTE Accion