IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GLOBALG.A.P. apresenta o TR4 Biosecurity Add-on para bananas

GLOBALG.A.P. Foodplus GMBH

04/07/2017 08h00

COLÔNIA, Alemanha, 4 de julho de 2017 /PRNewswire/ -- A TR4 é uma doença das plantas que ataca as raízes dos pés de banana. É um fungo, mas não pode ser controlado por fungicidas ou produtos químicos. Isso cria uma série ameaça à produção mundial da banana. A melhor maneira de combater a doença é impedir sua disseminação.

Após os pedidos da FAO e da GLOBALG.A.P. para se tomar medidas contra essa destrutiva doença da banana, a GLOBALG.A.P. desenvolveu uma ferramenta com a qual os produtores de banana podem interromper a disseminação da doença e, ao mesmo tempo, mostrar evidências disso. A GLOBALG.A.P. apresentou recentemente o TR4 Biosecurity Add-On (suplemento de biossegurança do TR4) para bananas. É uma inovação na família de normas da GLOBALG.A.P., porque é o primeiro Add-On (suplemento) específico para commodities que se foca em um importante patógeno. Ela toma medidas de biossegurança para impedir a introdução e a disseminação do fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense -- tropical race 4 (TR4), também chamado de "Foc 4" ou "mal-do-Panamá".

Esse Add-On foi desenvolvido através de uma ampla colaboração com organizações de produtores de diversos países, importantes instituições científicas, órgãos de proteção das plantas e outros grupos de interesse, tais como organismos de certificação (CBs -- certification bodies).

O TR4 Biosecurity Add-On equipa os produtores certificados pela Integrated Farm Assurance (IFA) (para bananas apenas) com uma ferramenta para realizar uma avaliação de risco detalhada de suas plantações de banana e fornece os pontos básicos na preparação de um plano de mitigação. Os requisitos foram desenvolvidos com base nas Boas Práticas Agrícolas (GAP -- Good Agricultural Practices) estabelecidas no Padrão da IFA. E o Add-On somente é aplicável, portanto, aos produtores que têm certificação da IFA para a produção de bananas.

Ao mesmo tempo, os órgãos de certificação que avaliarem esse Add-On precisam dispor de dispositivos para assegurar que as medidas de desinfecção apropriadas foram realizadas por seus auditores antes e depois de visitar uma plantação de bananas. O TR4 Biosecurity Add-On é uma avaliação voluntária (não um certificado), que será visível no banco de dados da GLOBALG.A.P.

Sobre a GLOBALG.A.P.

A GLOBALG.A.P. é um programa global de certificação, cuja missão é estimular os agricultores e os varejistas a produzir e comercializar alimentos saudáveis, a fim de proteger os recursos escassos e construir um futuro sustentável.

Para mais informações, por favor, visite o website da TR4 Biosecurity .

Website da GLOBALG.A.P.: http://www.globalgap.org

Contato:

Claudia Meifert

+49(0)221-57993-997

meifert@globalgap.org

 

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/globalgap-apresenta-o-tr4-biosecurity-add-on-para-bananas-300483180.html

FONTE GLOBALG.A.P. Foodplus GMBH