IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação acelera em janeiro e IPCA-15 fica em 0,88%

Do UOL, em São Paulo

23/01/2013 09h21

A inflação brasileira começou 2013 acelerando, puxada pelos preços de alimentos e despesas pessoais. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia do indicador oficial de inflação, avançou 0,88% em janeiro, segundo divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (23).

Os grupos de despesas pessoais e alimentação e bebidas foram os principais responsáveis pela aceleração do IPCA-15, respondendo por 61% do índice do mês.

O resultado de janeiro mostra mais força do que o visto no mês anterior, quando o índice avançou 0,69%. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 ficou em 6,02%, afastando-se ainda mais do centro da meta de inflação do governo, de 4,5%, mas ainda dentro do teto da meta, de 6,5%.

No acumulado dos 12 meses imediatamente anteriores o índice ficou em 5,78%.

O aumento nos preços ao consumidor tem ficado acima do centro da meta há mais de dois anos. No ano passado, o IPCA fechou com alta de 5,84%, também puxado pelos preços dos alimentos e despesas pessoais.

O Banco Central (BC), que reduziu a taxa básica de juro dez vezes seguidas até outubro do ano passado para a mínima histórica de 7,25% ao ano, reconheceu no comunicado da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que o balanço de riscos para a inflação piorou no curto prazo. Mas o governo ainda espera que a inflação convirja para o centro da meta depois da pressão de alta esperada em janeiro e fevereiro, com a ajuda da possível safra recorde de grãos como milho e soja, segundo afirmou uma fonte da equipe econômica à Reuters.

O mercado continua estimando que o BC manterá a Selic neste patamar até o final deste ano, mas os especialistas estão de olho na divulgação da ata da reunião do Copom, realizada na semana passada, quando foi decidido manter a taxa neste nível, em busca de mais detalhes sobre a avaliação do BC em relação ao comportamento dos preços

(Com Reuters)