IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com conta de luz mais barata, sobram R$ 9 bi para a população gastar, diz Mantega

Do UOL, em São Paulo

30/01/2013 12h28

O governo estima que a redução da conta de luz para o consumidor em torno de 18% deve garantir uma sobra de R$ 9 bilhões para a população elevar o consumo. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (30) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas.

A presidente Dilma Rousseff anunciou no dia 23, em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, a antecipação do desconto na conta de luz, que passou a vigorar a partir do dia 24. Inicialmente, ela estava prevista para valer só em 5 de fevereiro. 

Dilma reiterou que a redução da conta de luz será de 18% para residências e de até 32% para indústria, comércio e agricultura. A informação já havia sido dada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) hoje à tarde.

"Acabo de assinar o ato que coloca em vigor, a partir de amanhã, uma forte redução na conta de luz de todos os brasileiros. Além de estarmos antecipando a entrada em vigor das novas tarifas, estamos dando índice de redução maior do que o previsto e já anunciado", disse Dilma no pronunciamento.

Os percentuais foram maiores do que os estimados anteriormente pelo governo. Em setembro passado, quando anunciou o plano para baratear a tarifa de energia, a presidente disse que o corte seria, em média, de 16% para residências e de até 28% para a indústria.

(Com Reuters)