IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja 10 personagens de cinema que inspiram empresários de sucesso

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 06h00

Empreendedores de sucesso tiram inspiração para os negócios até de histórias do cinema. O UOL conversou com empresários bem-sucedidos --como Sidney Oliveira, da Ultrafarma, e Marco Gomes, da Boo-Box-- para saber quais personagens influenciaram suas trajetórias. Entre os selecionados estão Jerry Maguire, Forrest Gump e Chris Gardner (“À Procura da Felicidade”). 

Jerry Maguire, interpretado por Tom Cruise no filme que leva o nome do personagem, é um exemplo clássico de empreendedorismo na ficção. Na trama, Maguire é demitido de seu emprego como agente esportivo depois de sugerir à empresa que tratasse seus clientes de maneira mais humanizada.

Desacreditado no mercado, Maguire dá a volta por cima como agente de um problemático jogador de futebol americano. “O personagem ensina a importância de cultivar relacionamentos e a acreditar no potencial de um negócio, mesmo que pareça um caso perdido para os outros”, diz Julio Vasconcellos, CEO do site de compras coletivas Peixe Urbano.


Outro personagem com feitos marcantes é Forrest Gump (Tom Hanks), em “Forrest Gump – O Contador de Histórias”. Mesmo com um QI (coeficiente de inteligência) abaixo da média das pessoas, Gump se torna um herói na Guerra do Vietnã e, posteriormente, vira um multimilionário do ramo da pesca de camarões.

Ao correr pelo mundo, Gump vira uma celebridade e inspira outras pessoas a perseguirem seus objetivos. “Determinação e simplicidade podem lhe tornar o melhor em tudo que você fizer. E, mesmo sendo o melhor no que faz, se uma rotina não o faz feliz, não tenha medo de mudar e abandonar o legado que construiu”, afirma Marco Gomes, criador da Boo-box, empresa de mídia digital.

A história real do investidor e empresário Chris Gardner (interpretado por Will Smith), em “À Procura da Felicidade”, também é inspiradora. Em meio a uma crise financeira que o deixou sem-teto, o pai solteiro não abandonou o objetivo de conseguir o emprego dos sonhos para dar uma vida melhor ao filho.

Mesmo em dificuldades financeiras, participa de um programa de estágio não-remunerado de uma corretora de ações. A vaga é disputada com executivos mais experientes. Mas ele consegue superá-los.

“Chris Gardner ensina a ter sempre em mente os seus objetivos e a não desistir deles. Apesar de todas as adversidades, continuou lutando mesmo quando a vida parecia fechar todas as portas para ele”, declara David Portes, ex-camelô e palestrante em marketing.