Cabeleireiro de famosos cria telecurso para donos de salão
Diante da dificuldade enfrentada por donos de salões de beleza à frente dos negócios, o cabeleireiro Edson Freitas, 49, –conhecido por participar de quadros na TV ao lado das apresentadoras Xuxa, Claudete Troiano e Márcia Goldschmidt– lançou o D'Fato Acontece, uma espécie de telecurso que ensina micro e pequenos empresários do setor a melhorarem a gestão de seus negócios.
As vídeo-aulas foram gravadas em 60 DVDs. O conteúdo ensina desde a parte técnica do negócio, como o uso correto de equipamentos e os produtos mais indicados para cada tipo de cabelo, até a parte de gestão, que envolve controle de estoque, finanças e investimentos para expansão da empresa. A compra dos DVDs pode ser realizada no site do cabeleireiro.
“Nos DVDs, ensino tudo aquilo que 'apanhei' para aprender em anos de prática”, diz Freitas. Além das vídeo-aulas, os pacotes do D'Fato Acontece incluem estoque inicial de produtos, que, segundo o criador do programa, garantem um faturamento de até R$ 18 mil aos empreendedores.
O valor dos pacotes varia de R$ 4.100 a R$ 8.400, mas pode ser parcelado em até 36 vezes. A primeira mensalidade é paga somente após 90 dias. Quem ainda não abriu o próprio salão também pode utilizar as vídeo-aulas como forma de treinamento. “Dá para pagar o programa com o próprio pacote de produtos e ainda lucrar”, declara.
Empresário percebeu deficiência de profissionais em palestras pelo país
Freitas afirma que percebeu a falta de experiência em gestão dos empreendedores do setor durante as palestras que ministra pelo país e nos dois centros de treinamento para cabeleireiros que mantém no Rio de Janeiro (RJ).
O curso no formato de vídeo-aulas foi desenvolvido para beneficiar empresários com baixo capital para investir. Além de poder estudar conforme a própria disponibilidade de tempo, o aluno conta com plantão online para esclarecimento de dúvidas.
“Quero dar às pessoas aquilo que não tive: capacitação e oportunidade. A ideia é ajudar quem não tem nada a ter alguma coisa e quem já tem, a ter ainda mais”, diz.
Aparições na TV alavancaram negócios
Nascido no bairro de Senador Camará, subúrbio carioca, Freitas começou a carreira como cabeleireiro aos 18 anos em um salão na própria comunidade. Depois, virou sócio de um novo salão em um shopping carioca.
O empresário ganhou fama nacional depois que Angela Mattos, irmã de Marlene Mattos –na época, diretora do “Planeta Xuxa”, da Rede Globo–, cortou os cabelos com ele. A diretora foi pessoalmente conhecer o cabeleireiro e o convidou para fazer um quadro ao lado da apresentadora Xuxa Meneghel.
No programa, Freitas fazia uma mudança radical no penteado de um participante da plateia. A parceria durou cinco anos. Neste período, o cabeleireiro aproveitou para investir em treinamento e conhecer as principais tendências do segmento em viagens para Nova York, Londres, Paris e Frankfurt.
Freitas trabalhou ainda ao lado da apresentadora Claudete Troiano na Record e na Band. Depois, foi a vez de Márcia Goldschmidt, também na Band. Hoje, a rede de salões de beleza do empresário conta com dez unidades, todas no Rio de Janeiro, sendo nove franqueadas e uma própria.
Entre os clientes do salão, figuram celebridades como os atores Eriberto Leão, Victor Fasano, Pedro Malta, Vanessa Giácomo e Sthefany Brito. “Quando comecei a cortar cabelos, vi uma oportunidade de sair da minha comunidade e crescer. Só não podia imaginar que seria nessa proporção”, declara.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.