IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Minha bola de cristal pode ter tido alguns defeitos', diz Mantega

Alan Marques/Folhapress
Imagem: Alan Marques/Folhapress

Do UOL, em Sâo Paulo

21/03/2013 13h40Atualizada em 21/03/2013 13h46

Após ser criticado durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (21) que nem todas as previsões feitas pela equipe econômica do governo dão certo.

"Minha bola de cristal pode ter tido alguns defeitos passageiros, mas ela costuma funcionar", afirmou.

A culpa pelos erros nas previsões é da crise econômica, segundo Mantega. "Quando dá uma crise, os mercados se tornam muito instáveis e ninguém consegue fazer projeções adequadas e corretas da economia", declarou.

O ministro brasileiro chegou a ser duramente criticado no ano passado pela revista britânica 'The Economist', que chegou a sugerir sua demissão. Em editorial, a revista afirmou que "as projeções superotimistas minaram a confiança dos investidores".

Na época, a presidente Dilma Rousseff saiu em defesa de Mantega, ao afirmar que "de maneira nenhuma" consideraria a sugestão de demiti-lo. "Nunca vi nenhum jornal propor queda de um ministro", afirmou Dilma.

A economia brasileira cresceu 0,9% em 2012, o pior desempenho anual da economia desde 2009. No início do ano passado, a previsão de Mantega para o PIB era de 4%.

"É preciso reduzir tributos para tornar o país competitivo"

O ministro da Fazenda afirmou também que é preciso "reduzir custos e tributos" para tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional.

Ele declarou que a economia brasileira inicia 2013 com condições internas e externas mais favoráveis que em 2012. Segundo o ministro, a economia nacional vem caminhando bem no primeiro trimestre.

Economia dos EUA vem se recuperando

Para Mantega, "o risco de ruptura financeira em 2013 está afastado" e que a tendência é de normalização. O ministro afirmou que a economia dos Estados Unidos "vem se recuperando gradualmente" e demonstrou maior preocupação com o continente europeu.

"A União Europeia ainda está combalida. Não deverá ter uma grande performance, um grande desempenho, mas não terá os problemas agudos que teve em 2012, com problemas financeiros que ameaçavam eclodir a qualquer momento", declarou.

Mantega afirmou que no ano passado, o crescimento do comércio internacional "foi medíocre" e disse que o governo espera "um quadro um pouco melhor". "Eu digo sempre, um pouco melhor, não é acentuadamente melhor, mas um crescimento de 4%", declarou.

(Com agências de notícias)