IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência rebaixa avaliação da China com dados mais fracos de crescimento

Do UOL, em São Paulo

16/04/2013 08h38

A agência de classificação de risco Moody's afirmou o rating dos títulos do governo da China em "Aa3", mas cortou a perspectiva de positiva para estável, a segunda revisão pessimista feita por uma agência de classuficação internacional neste mês.

Na semana passada, a Fitch Ratings cortou o rating de crédito de longo prazo em moeda local da China para "A+" ante "AA-", citando preocupações com o risco que o empréstimo excessivo do governo colocava sobre a economia. A Moody's referiu-se à mesma questão para justificar a revisão negativa.

"O progresso tem sido menor do que o esperado tanto no processo de reduzir riscos latentes ao tornar responsabilidades contingentes de governos locais mais transparentes quanto em segurar o rápido crescimento do crédito; portanto, algumas das pressões positivas sobre o rating Aa3 diminuíram", afirmou a Moody's.

A agência disse que afirmou o rating Aa3 por causa dos fundamentos de crédito da China, que têm sido sustentados por contínuo crescimento econômico robusto, finanças fortes do governo central e posição de pagamentos externos excepcionalmente fortes.

O relatório afirmou que mais reformas são necessárias para evitar um acúmulo de pressões que podem aumentar os riscos de um pouso forçado para a economia chinesa. Mas a agência creditou a China por manter uma métrica fiscal melhor do que a Bélgica e a França, e notou que a massiva posição internacional de investimento da China significa que seus ativos externos excedem suas responsabilidades domésticas em US$ 1,8 trilhão.

"Apenas algumas economias industriais avançadas com alto rating --como Noruega, Suíça, Japão, Hong Kong e Cingapura --têm uma posição de investimento internacional mais forte."

(Com Reuters)