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Escola da TAM ensina a sobreviver no mar e harmonizar pratos e vinhos

Do UOL, em São Paulo

20/05/2013 06h00

Como sobreviver no mar e na selva, prestar primeiros socorros e harmonizar pratos e vinhos. Esses são alguns dos cursos que fazem parte do treinamento dado pela companhia aérea TAM aos seus funcionários em um complexo que a empresa mantém na zona sul de São Paulo, perto do Aeroporto de Congonhas.

A Academia de Serviços da TAM foi inaugurada em 2001 e idealizada pelo empresário Rolim Amaro (morto no mesmo ano). Pelo espaço de 12 mil metros quadrados passam, todos os dias, cerca de 800 funcionários, como comissários, pilotos e técnicos de manutenção.

Comissários, por exemplo, passam três meses na academia quando são admitidos pela TAM (e isso depois de já terem feito um curso de formação obrigatório fora da empresa e passado numa prova da Agência Nacional de Aviação Civil).

A única parte do treinamento que não é feita na academia é a que inclui o uso de simuladores de voos pelos pilotos. Esse treinamento é realizado nas próprias empresas que fabricam os simuladores.

Primeiros socorros e fogo na aeronave

Há alguns anos, porém, diversas situações são encenadas em um avião de verdade que fica dentro do prédio. Trata-se, na verdade, da parte dianteira de um Fokker 100 da TAM que fez um pouso forçado em Birigui, no interior de São Paulo, em 2002. A aeronave foi desmontada e uma parte dela foi colocada dentro da academia.

Alguns treinamentos são técnicos e mostram o que fazer em caso de pouso emergencial na selva e no mar ou fogo dentro do avião. Os funcionários aprendem, ainda, a prestar primeiros socorros e como operar as portas e rampas da aeronave em situações normais e de emergência.

Outros cursos são focados na questão comportamental. Aulas de gastronomia e cursos sobre harmonização de vinhos fazem parte da grade. Comissários e pilotos também são treinados para saber lidar com a diversidade cultural, em especial após o aumento da venda de passagens para a classe C.

Passeio em shopping para conhecer cliente classe A

Muitas vezes, o treinamento sai da academia. Um grupo de tripulantes fez uma visita recente a um shopping de luxo de São Paulo. Não era hora de lazer: a ideia era que eles conhecessem o ambiente em que circulam seus clientes mais endinheirados para poderem prestar um atendimento melhor na primeira classe dos voos.

"O objetivo da academia é alinhar a educação à necessidade do negócio. Os treinamentos comportamentais são fundamentais e os grandes diferenciais da academia", diz a gerente de Treinamento da TAM, Melissa Casagrande.

Os cursos, segundo ela, são criados de acordo com a demanda do mercado. Além de passarem pelo treinamento antes de começarem a trabalhar, os funcionários fazem cursos de reciclagem a cada dois anos, em média.