IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado reduz previsão de crescimento da economia pela 9ª vez seguida

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 09h07

Economistas de instituições financeiras elevaram sua projeção para a Selic em 2014, prevendo que o Banco Central seguirá com o aperto monetário no ano eleitoral, ao mesmo tempo em que mantiveram a perspectiva para a taxa básica de juros neste ano e reduziram as de inflação e crescimento.

Segundo a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, os analistas consultados mantiveram a projeção de que a Selic encerrará este ano a 9,25% depois de o BC ter dado continuidade, na semana passada, ao ciclo de aperto monetário elevando a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, a 8,5%.

Para a reunião de agosto do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, os analistas esperam nova alta de 0,5%, mantendo o ritmo de aperto monetário. Mas para o final de 2014 elevaram a perspectiva a 9,5%, ante 9,25% na pesquisa anterior.

O mercado agora aguarda a divulgação na quinta-feira da ata da reunião da semana passada, em que a decisão de elevar a Selic foi unânime, em busca de mais indícios sobre os rumos da política monetária.

Por sua vez, o Top 5, com as instituições que mais acertam as projeções no médio prazo, mostra que a estimativa para a Selic é de 9,5% neste ano, inalterado ante a semana anterior. Para 2014, por outro lado, a projeção foi reduzida a 9,5%, ante 9,75%.

Inflação

No comunicado após a decisão do Copom, o BC repetiu o argumento de que esse movimento de elevação da Selic colocará a inflação para baixo.

Em relação ao IPCA, os agentes econômicos consultados no Focus reduziram a expectativa neste ano a 5,8%, ante 5,81% na pesquisa anterior. Para 2014, a projeção permaneceu em 5,9%.

Já a expectativa para a inflação nos próximos 12 meses foi ligeiramente elevada a 5,68%, ante 5,67%.

O nível elevado de preços continua preocupando ainda mais diante da fraqueza da economia brasileira, o que ficou evidenciado na queda de 1,4% do Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) de maio, ante abril. O indicador é considerado uma espécie de sinalizador do PIB.

Frente a esse cenário, os economistas baixaram pela nona semana seguida a expectativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano no Focus a 2,31%, ante 2,34% anteriormente. Para 2014, a projeção foi mantida em 2,8%.

O Focus mostrou ainda que os economistas mantiveram a expectativa para o dólar no final deste ano em R$ 2,20.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas dos economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros. Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados (desprezando os menores e os maiores valores).

(Com informações da Reuters)