IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

FMU quer triplicar de tamanho após fusão com dona da Anhembi Morumbi

Do UOL, em São Paulo

23/08/2013 14h03

O Complexo Educacional FMU afirmou que pretende triplicar de tamanho em três anos. Nesta sexta-feira (23), foi anunciada a compra da universidade pelo Grupo Laureate International Universities, dono da faculdade Anhembi Morumbi no Brasil.

O valor do negócio, segundo o jornal “Valor Econômico”, é de R$ 1 bilhão. As empresas não confirmam.

A companhia pretende chegar a 204 mil alunos em 2016, ante os 68 mil atuais, afirmou o vice-reitor executivo Arthur Sperandéo de Macedo em entrevista coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira.

"Sem a associação com a Laureate, levaríamos 10 anos (para atingir a marca)", disse, acrescentando que cerca de 60 por cento da expansão deverá vir do ensino a distância.

FMU quer crescer sem realizar compras

Segundo o vice-reitor, a parceria com a norte-americana Laureate dará musculatura ao grupo, que não pretende crescer via aquisições. "Nosso comportamento é de crescimento orgânico", afirmou Macedo, que foi contratado em 2008 para promover uma reestruturação na empresa. Desde então, o número de alunos do grupo subiu 550%.

O diretor reforçou que há um grande espaço para crescimento no setor e que a empresa se beneficiará da experiência do grupo estrangeiro, que está presente em 29 países e conta com mais de 780 mil alunos.

A respeito da estratégia de abrir capital na Bolsa, Macedo afirmou que "a possibilidade existe e sempre existiu", mas que não enxerga uma operação no curto prazo. "Temos muita coisa pela frente", disse.

Fies impulsiona número de matriculados em faculdades privadas

Ele destacou a importância do FIES, programa de financiamento estudantil do governo, como um dos grandes motores para o crescimento do setor, impulsionando a entrada de classes menos favorecidas às universidades.

"Hoje 12% a 14% dos jovens cursam o ensino superior no Brasil. Ainda precisamos atingir um percentual de cerca de 50% para ficarmos próximos de países desenvolvidos", afirmou.

O complexo FMU irá manter as mesmas marcas e políticas de preços já praticadas. O professor Edevaldo Alves da Silva, fundador da FMU, continuará como presidente do conselho do grupo e assumirá uma cadeira no conselho da Laureate Brasil, que tambem é dona de instituições de ensino como a Business School São Paulo e a Universidade Salvador.

De acordo com Macedo, a empresa passa a integrar o maior grupo de ensino da cidade de São Paulo, após a associação com a Laureate. A Anhembi Morumbi, que também atua no mercado paulista, foi a primeira aquisição da Laureate no país.

Grandes fusões na educação brasileira

O anúncio ocorre meses depois de Kroton e Anhanguera Educacional, as duas maiores companhias de ensino privado do país, terem anunciado, em abril, uma fusão que criou um grupo avaliado em cerca de R$ 13 bilhões, incluindo dívidas.

A FMU foi criada em 1968 e atua na cidade de São Paulo. Já a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades formada por mais de 70 instituições com cerca de 780 mil estudantes em 29 países.

(Com Reuters)