IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Agência de risco ameaça rebaixar nota dos EUA com possível calote

Linsley Brennan/AP
Imagem: Linsley Brennan/AP

Do UOL, em São Paulo

15/10/2013 17h57Atualizada em 15/10/2013 18h22

A agência de risco Fitch, uma das três maiores do mundo, afirmou nesta terça-feira (15) que pode rebaixar a nota dos Estados Unidos.

Segundo a agência, o rating "AAA" dos EUA, considerado o maior grau de investimento, está em observação negativa.

O motivo do possível rebaixamento, segundo a Fitch, é o fato das autoridades norte-americanas não elevarem o teto da dívida no "tempo adequado".

Uma definição do rating dos Estados Unidos deve ser divulgada até o fim do primeiro trimestre de 2014.

O Tesouro dos Estados Unidos informou que a ameaça de rebaixamento do rating do país é um lembrete para os parlamentares norte-americanos de que os EUA estão perigosamente próximos de um default.

"O anúncio reflete a urgência que o Congresso deve agir para remover a ameaça de default que paira sobre a economia", disse um porta-voz.

Situação dos EUA causa preocupação em todo o mundo

A situação nos EUA gera preocupação nos mercados em todo o mundo. O Departamento do Tesouro dos EUA ficará, a partir da próxima quinta-feira (17), sem poder cumprir com todos os seus compromissos. Por isso, o Congresso americano precisa votar o quanto antes a lei para elevar o limite do endividamento federal.

Ninguém sabe até que data exata o governo norte-americano conseguirá garantir seus pagamentos. Pode ser a qualquer momento depois de 17 de outubro, em função das variações diárias da tesouraria. Uma estimativa do Escritório do Orçamento situa a data entre 22 e 31 de outubro.

A Casa Branca rejeitou nesta terça-feira (15) um novo plano apresentado pela Câmara de Representantes dos EUA para tentar evitar um default americano. 

Agências de risco falharam na crise

As agências de classificação de risco, que dão notas para países, empresas e negócios, determinando sua suposta credibilidade financeira, foram muito criticadas por terem falhado na crise global de 2008/2009.

Elas deram boas notas para operações de vendas de hipotecas imobiliárias nos EUA que afundaram bancos e investidores e geraram a grande crise financeira.

O rating, ou classificação de risco, refere-se ao mecanismo de classificação da qualidade de crédito de uma empresa, um país, um título ou uma operação financeira.

Ele busca mensurar a probabilidade de calote de obrigações financeiras, ou seja, o não-pagamento, incluindo-se atrasos e ou falta efetiva do pagamento. O rating é um instrumento relevante para o mercado, uma vez que fornece aos potenciais credores uma opinião supostamente independente a respeito do risco de crédito do objeto analisado.

(Com agências)