Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Brasil produz quase metade do faturamento do McDonald's na América Latina

Do UOL, em São Paulo

11/03/2014 13h09

A empresa Arcos Dorados, dona da rede McDonald's na América Latina e maior franqueadora da marca no mundo, registrou um faturamento de US$ 4,03 bilhões em 2013.

O resultado foi 6,1% maior do que o registrado em 2012 (US$ 3,8 bilhões). Não considerando a variação cambial no período, o crescimento foi de 16,7%.

O Brasil respondeu por quase metade do faturamento da companhia na região no ano passado. Aqui, a Arcos Dorados faturou US$ 1,842 bilhão, ou 45,7% do total da América Latina.

O resultado no Brasil foi 2,5% superior em relação ao mesmo período do ano anterior (US$ 1,797 bilhão). Não considerando a variação cambial do real no período, o crescimento foi de 13,3%.

Segundo a empresa, os resultados para 2013 ficaram "de acordo com as expectativas".

De acordo com a empresa, apesar de uma desaceleração da economia em alguns mercados-chave, o crescimento da receita foi sustentado por promoções de marketing bem-sucedidas e a abertura de 130 restaurantes na região.

Faturamento no 4º trimestre foi de US$ 1,05 bi

Considerando-se apenas o quatro trimestre de 2013, a Arcos Dorados faturou US$ 1,05 bilhão na América Latina, com alta de 5% ante o faturamento de US$ 1 bilhão registrado no mesmo período de 2012.

O lucro líquido do quarto trimestre foi de US$ 32 milhões, superando os US$ 19,6 milhões apresentados no terceiro trimestre de 2013. Ao final de 2012, o lucro líquido foi de US$ 44,2 milhões.

No Brasil, a companhia faturou US$ 477,8 milhões no quatro trimestre de 2013. O resultado foi ligeiramente inferior em relação ao mesmo período do ano anterior (queda de 1,1%), quando a receita foi de US$ 483 milhões.

O mercado brasileiro representou 45,5% do faturamento total da companhia no último trimestre de 2013. O país abriga 812 restaurantes.

Desse total, 10% (81 unidades) foram abertos nos últimos 12 meses, o que demonstra um forte ritmo de expansão na região, segundo a empresa.