IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco Central prevê aumento de 14% na conta de luz neste ano

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 10h41

Na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), o Banco Central aumentou de 11,5% para 14% a projeção de alta nos preços da conta de luz no Brasil.

O banco também faz previsões sobre a tarifa de telefonia fixa. Na última reunião, os membros do Copom previam que a conta seria reduzida em 4,2%; nesta ata, o valor estimado passou a ser de queda de 3,8%.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, o BC espera variação de 5% neste ano, mesma projeção da última reunião.

BC prevê inflação maior e não deve reduzir Selic

O Banco Central afirmou que a inflação deve se manter acima do centro da meta do governo nos próximos trimestres, e que não deve haver redução da Selic, a taxa básica de juros.

O governo trabalha com a meta de manter a inflação em 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando entre 2,5% e 6,5%).

Pelo cenário de referência (com a Selic a 11% e dólar em R$ 2,20), a projeção para a inflação de 2014 e de 2015 foi elevada sobre o valor do documento anterior e permanece acima do centro da meta. Os valores não são divulgados pelo BC.

De acordo com o documento, a inflação deve se manter "resistente" nos próximos trimestres, mas abrandar nos trimestres finais de 2015.

(Com Reuters)