IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pininfarina faz prédio, celular e até tocha olímpica com "design Ferrari"

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

07/09/2014 06h00

O estúdio de design italiano Pininfarina é conhecido no mundo pelos luxuosos automóveis feitos em parceria com a Ferrari. Atualmente, porém, metade dos negócios do escritório vão além do setor automotivo e englobam áreas como design de interiores, arquitetura e eletroeletrônicos.

A Pininfarina foi fundada em 1930 por Giovanni Battista "Pinin" Farina (o termo "pinnin", que significa "pequeno" no dialeto piemontês, acabou mais tarde incorporado ao seu sobrenome).

No começo, o escritório fazia projetos de carros e ambulâncias. Em 1952, a empresa começou uma parceria de sucesso com a Ferrari, o que tornou seu nome conhecido internacionalmente. Ao longo do tempo, a marca fez parcerias também com marcas como Maserati, Rolls Royce, Alfa Romeo e Fiat, entre outras.

Carros de luxo representam metade dos negócios

Atualmente, a divisão de carros de luxo ainda é importante para a Pininfarina, representando cerca de 50% dos negócios da marca. Mas, nos últimos anos, vem ganhando destaque uma divisão chamada de Pininfarina Extra, responsável pelos outros 50%, segundo o gerente de marketing do estúdio, Paolo Trevisan.

Dentro dessa divisão, o escritório já projetou máquina de refrigerante para a Coca-Cola, celular para a Motorola e até uma tocha para a Olimpíada de Inverno de Turim (Itália) de 2006.

Em todos os projetos, é possível ver as linhas curvas que são características do estúdio. "Não somos minimalistas, porque, para quem segue essa tendência, a regra é 'menos é mais'. Nós queremos um design bonito, mas que passe emoção", define Trevisan.

Estúdio apresentou projeto de prédio em São Paulo

Trevisan veio ao Brasil na semana passada para apresentar outro projeto da empresa dentro da Pininfarina Extra. Trata-se de um prédio de 23 andares localizado na Vila Olímpia, zona oeste da capital paulista, que será erguido pela Cyrela.

Segundo Trevisan, os imóveis projetados em conjunto com a Cyrela são os menores feitos pelo estúdio até agora. Cada apartamento tem 48,5 m² de área e será vendido por um preço que parte de R$ 1.285.250.

"Nem sempre qualidade está relacionada a tamanho. Mesmo no mundo dos carros, hoje temos modelos pequenos e luxuosos", diz.

No Brasil, a Pininfarina já tinha elaborado um projeto de prédio em Balneário Camboriú (SC).