IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para Tesouro Nacional, rebaixamento de nota da Petrobras não é preocupante

Da Agência Brasil, em Brasília

26/02/2015 14h47

A Secretaria do Tesouro Nacional “não vê com preocupação” o rebaixamento da nota da Petrobras pela agência de classificação de risco Moody's. 

Nesta quarta-feira (26), técnicos da secretaria disseram que não trabalham com um cenário de redução do interesse dos investidores externos por títulos brasileiros. 

“Preocupação, não [existe]. E de fato a gente não trabalha com esse cenário de que o rebaixamento da Petrobras possa afetar a demanda de investidores não residentes por títulos da dívida pública federal”, disse o coordenador de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, José Franco Medeiros de Moraes.

Segundo o coordenador-geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública do Tesouro, Otávio Ladeira, caso sejam observados os movimentos das taxas de juros dos títulos do governo brasileiro, constata-se que “praticamente” não houve oscilações em função do rebaixamento da nota da estatal brasileira.

“Não houve percepção de qualquer alteração nos custos de financiamento da dívida pública e nas taxas dos títulos no mercado secundário, em função dessa notícia em particular”, destacou Otávio Ladeira.

Nesta semana, a agência de classificação de risco Moody's rebaixou a nota da Petrobras de Baa3 para Ba2. Com isso, a estatal perdeu o grau de investimento e passou para o grau especulativo,o que  indica que investir na petrolífera brasileira passou a ser uma operação mais arriscada.