IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Desenho nacional Show da Luna bate Peppa e vende bonecos, jogos e comida

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2016 06h00

Um desenho nacional que tem feito sucesso na TV paga é a nova aposta do mercado de licenciamentos no país. Mais de 20 empresas já compraram os direitos para vender produtos da série animada "O Show da Luna", que conta as aventuras de uma menina de seis anos que adora ciências.

O desenho tem liderado a audiência entre crianças de 4 e 8 anos no canal Discovery Kids, passando a "Peppa Pig".

Entre os produtos à venda, estão bonecas, camisetas, patinetes, cadernos, ovos de Páscoa e artigos para festa, como bexigas e velas de aniversário.

"A Galinha Pintadinha"

Ainda não supera outros grandes sucessos desse mercado, como "Galinha Pintadinha" (mais de 60 empresas licenciadas no Brasil e 40 no exterior, vendendo de fralda a suco) ou "Peppa Pig" (centenas de empresas pelo mundo fabricando de mochila a bala).

Mas a expectativa é grande em torno da menina que diz que "precisa" saber de tudo.

"Os primeiros brinquedos chegaram às lojas em setembro do ano passado, e o giro nas lojas foi excelente, de 80%. Estamos extremamente otimistas", diz David Diesendruck, diretor da Redibra, empresa responsável pelo licenciamento da marca.

Bonecos, jogos e quebra-cabeças

A Estrela é uma das empresas a colocar produtos do desenho no mercado. Ela tem bonecos da própria Luna, como uma versão que "fala", por R$ 169,99, do irmãozinho Júpiter e do furão Cláudio. Também desenvolveu jogos, quebra-cabeças e massas de modelar.

A empresa não divulga números de vendas, mas diz que o desenho “foi uma das apostas da fabricante para o Dia das Crianças e Natal do último ano, e sua linha foi sucesso de vendas, superando as projeções iniciais traçadas". Novos produtos deverão ser lançados neste ano.

Camisetas, saias e leggings

A rede de lojas Riachuelo criou uma linha com 17 produtos para meninas, entre camisetas, saias, vestidos e leggings, que custavam de R$ 25,90 a R$ 69,90. As vendas começaram no fim de setembro de 2015 e os produtos se esgotaram nas lojas em poucas semanas.

Segundo a empresa, as lojas voltarão a ser abastecidas em março, e uma nova coleção deve ser lançada em outubro.

A Jandaia, que lançou três tipos de cadernos com imagens do desenho, diz que quer aumentar a coleção no ano que vem.

Mesmos criadores de "Peixonauta"

O sucesso de um licenciamento, segundo Diesendruck, da Redibra, depende geralmente de vários fatores ao mesmo tempo. A Redibra licencia, também, "Galinha Pintadinha", "Os Simpsons" e "Alvim e os Esquilos", entre outras marcas fortes nesse mercado.

"Não existe fórmula para saber qual personagem vai dar certo ou não. O que a gente busca é saber quem está por trás da marca e as plataformas em que a série será veiculada", diz Diesendruck.

"O Show da Luna" é criação da TV Pinguim, responsável por outro sucesso nacional, "Peixonauta", e já tem conteúdos que também podem ser vistos pela internet, como clipes de música.

"Tem muito de intuição também, de gente gostar ou não do conteúdo. A Luna tem uma proposta diferenciada, é uma menina sendo protagonista num conteúdo inteligente, de pesquisa, investigação."

Agradando aos pais

Para Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o grande responsável pelo sucesso da marca nas lojas é mesmo o conteúdo do desenho, que agrada não só às crianças, mas também aos responsáveis pelas compras.

"A Luna conversa, questiona, pergunta. As crianças adoram, porque elas também têm a fase dos por quês, e há todo um ensinamento, o que agrada demais aos pais", afirma.