IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Exposição no RJ tem moedas de antes de Cristo e do Brasil colonial

Do UOL, em São Paulo

04/12/2016 06h00

Moedas de antes de Cristo, do Brasil colonial e até uma peça que enfeita a cabeça de um pokémon fazem parte da coleção exposta no Centro Educacional da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no Rio de Janeiro.

A exposição Alma Educadora tem mais de 400 peças, entre moedas e cédulas, e ficará aberta a visitas até 31 de janeiro. A entrada é grátis.

A ideia da exposição é fazer uma viagem no tempo e mostrar a evolução nos meios de pagamento das sociedades, segundo o dono da coleção, Noenio Spinola.

"Há moedas desde os tempos antes de Cristo até as atuais, o que nos ajuda a entender como funcionavam as negociações no passado e por que usamos o nosso dinheiro nos dias de hoje", diz.

Do período anterior a Cristo, a exposição traz um dracma, da Tessália, moeda com o rosto de uma ninfa –tipo de divindade na mitologia grega–, que circulou na Grécia antiga entre 365 a.C e 336 a.C.

Outra peça curiosa, segundo Spinola, é o koban, uma moeda de ouro em formato oval que foi usada no Japão durante o período feudal (entre os séculos 12 e 19). A moeda é semelhante ao adereço usado na cabeça do pokémon Meowth e teria inspirado a criação do personagem do desenho japonês, de acordo com o expositor (veja imagem abaixo).

Moeda koban, da exposição Alma Educadora - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Notas e moedas do Brasil

O dinheiro brasileiro também tem espaço na exposição. Uma das moedas mais antigas são as macuquinas, que eram cunhadas com prata e circularam no país no período colonial. Os portugueses aplicavam nelas carimbos que determinavam seu valor.

O florim foi a primeira moeda a trazer inscrito o nome do Brasil. A peça é de 1646 e foi feita pelos holandeses que vivam na região Nordeste.

Além disso, há notas desde os réis do Império até os reais da atualidade. "Essas cédulas ajudam a entender a época da hiperinflação, com todas as mudanças de moedas que tivemos no período", diz Spinola.

Informações

Exposição Alma Educadora

Local: Centro Educacional da CVM; rua Sete de Setembro, 111, 3º andar, Rio de Janeiro

Data: de 30 de novembro a 31 de janeiro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 17h

Ingresso: grátis