IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conta de luz da Light, no Rio de Janeiro, vai subir 4,53% a partir de março

Do UOL, em São Paulo

22/02/2017 11h22

A Light, a concessionária de energia elétrica do Estado do Rio de Janeiro, informou nesta quarta-feira (22) que a conta de luz vai subir, em média, 4,53% a partir de março. A empresa não disse se o aumento será o mesmo para clientes residenciais e industriais e não deu qualquer outro detalhe. 

A alta na conta é anunciada um dia depois de a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovar o pagamento da indenização de R$ 62,2 bilhões devida pela União às transmissoras de energia desde o final de 2012. 

Na época, elas aceitaram antecipar o fim dos contratos de concessão, que venceriam em 2015, e renová-los em troca de um forte corte de tarifas. Com o objetivo de impulsionar a indústria e o consumo, a então presidente, Dilma Rousseff, havia prometido indenizar as elétricas por investimentos feitos por elas na rede e que ainda não haviam sido repassados para a conta de luz. 

Mas a definição sobre o pagamento das compensações foi sendo adiada por anos --em parte, justamente, devido ao enorme impacto tarifário. 

Agora, com a definição da Aneel, a expectativa é que as contas de luz no país subam, em média, 7,2% neste ano. A indenização será paga pelo consumidor ao longo de oito anos. 

Dicas para economizar energia

UOL Notícias